Facebook LinkedIn Youtube Vimeo Instagram Twitter

CANDIDATURAS ABERTAS
BEM VINDOS

APPLICATIONS NOW OPEN
WELCOME

Candidaturas TB

Candidaturas / Admissions

Contacte-nos:   t | 800 105 632/3    @ | candidaturas@porto.ucp.pt |  Deixe aqui o seu contacto que nós ligamos

 

CANDIDATURAS 2020/2021

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Para aceder ao Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão é necessário ter sido admitido previamente à Licenciatura em Direito e à Licenciatura em Gestão.
 

Acesso à Licenciatura em Gestão

  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Ter realizado a prova de ingresso (19) Matemática A, em 2020, 2019 ou 2018.
     

Acesso à Licenciatura em Direito

  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Ter realizado, na Universidade Católica Portuguesa, o pré-requisito de aptidão vocacional com resultado apto (considerando as limitações impostas pelo COVID-19, as candidaturas à Licenciatura em Direito de 2020 poderão ser submetidas, excecionalmente, sem a prévia aprovação na prova de pré-requisito vocacional);
  • Ter realizado pelo menos uma das seguintes provas de ingresso - (11) História, ou (16) Matemática A ou B, ou (18) Português -  em 2020, 2019 ou 2018.

Após ter sido admitido a ambas as licenciaturas, estará em condições de ser seriado para o acesso ao Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão.

 


> VAGAS: 35

 


> CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

Licenciatura em Gestão
60% - Média do ensino secundário | 40% - Nota da Prova de ingresso - Matemática A

Licenciatura em Direito
60% - Média do ensino secundário | 40% - Nota da Prova de ingresso elegível com melhor classificação

Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão
Média das notas de admissão às duas licenciaturas (atualizada se o candidato tiver atualizado a Fiche ENES)

Minimo de 100 pontos, numa escala de 0 a 200, na média do ensino secundário e na nota de candidatura.


> CANDIDATURAS 2020/2021

Considerando as limitações impostas pelo COVID-19, as candidaturas à Licenciatura em Direito de 2020 poderão ser submetidas, excecionalmente, sem a prévia aprovação na prova de pré-requisito vocacional.

Fase Candidaturas Resultados Matrículas Início das aulas
01 jun a 07 ago 12 ago 13 a 21 ago 14 set
17 ago a 29 set 01 out 2 e 3 out (manhã) 06 out

 

Os candidatos elegíveis, não admitidos a cada uma das licenciaturas, em cada uma das fases, transitam automaticamente para a fase seguinte, sendo seriados com os novos candidatos. Só após admissão em ambas as licenciaturas será seriado para acesso ao programa.

Se não for admitido ao Programa de dupla licenciatura em Direito e Gestão (apesar de ter sido admitido a cada uma das licenciaturas), deverá optar por frequentar apenas uma das licenciaturas, seguindo o plano de estudos geral.

 

 


> DOCUMENTOS A APRESENTAR

  • Um dos seguintes documentos conforme tenha realizado o ensino secundário português (a) ou estrangeiro (b):
a) Se concluiu o ensino secundário português em Portugal - Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário) obrigatoriamente emitida em 2020(1) (solicitar no estabelecimento de ensino secundário)
b) Se concluiu o ensino secundário estrangeiro, em Portugal ou noutro país da EU - Diploma de conclusão do ensino secundário estrangeiro(2) (com indicação da classificação final e de cada um dos exames realizados E certidão de equivalência ao ensino secundário português(3)

Se tiver alguma dificuldade na submissão da sua candidatura poderá enviar email para candidaturas@porto.ucp.pt ou contactar-nos através do 800 105 632 ou 800 105 633.

(1)Os exames nacionais da 2ª fase podem ser usados em qualquer fase de candidaturas, desde que figurem na ficha ENES.
 
(2)Certidões emitidas fora de Portugal, deverão conter a Apostilha (ver aqui mais informação) ou ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país de origem do documento. Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução oficial (efetuada nos termos previstos na lei notarial).
 
(3)A certidão de equivalência é obtida numa uma escola secundária portuguesa. Veja informações aqui.

 

Atualização de Ficha ENES - Impacto na Licenciatura em Direito

i) Candidatos com melhoria de classificação no âmbito de processos de revisão de provas da 1ª Fase dos exames nacionais, e que se tenham candidatado à 1ª Fase de candidaturas da UCP, deverão atualizar a ficha ENES até ao dia 3 de setembro. Serão admitidos aqueles cujo resultado seja igual ou superior ao último admitido na 1ª Fase. Poderão ser considerados para atribuição de bolsas de mérito, se cumprirem as condições de elegibilidade. Os resultados serão publicados até 7 de setembro.

 

ii) Candidatos com melhoria de classificação no âmbito de processos de revisão de provas da 2ª Fase dos exames nacionais, devem atualizar a ficha ENES até ao dia 9 de outubro. Os candidatos admitidos na 2ª fase poderão ser considerados para atribuição de bolsas de mérito se cumprirem as condições de elegibilidade. Estes resultados serão publicados igualmente até 12 de outubro.

 

Atualização da Ficha ENES - Impacto na Licenciatura em Gestão

i) Candidatos com melhoria de classificação no âmbito de processos de revisão de provas da 1ª Fase dos exames nacionais, e que se tenham candidatado à 1ª Fase de candidaturas da UCP, deverão atualizar a ficha ENES até ao dia 3 de setembro. Serão admitidos aqueles cujo resultado seja igual ou superior ao último admitido na 1ª Fase. Poderão ser considerados para atribuição de bolsas de mérito, se cumprirem as condições de elegibilidade. Os resultados serão publicados até 7 de setembro.

 

ii) Candidatos com melhoria de classificação no âmbito de processos de revisão de provas da 2ª Fase dos exames nacionais, devem atualizar a ficha ENES até ao dia 9 de outubro.  Estes resultados serão publicados igualmente até 12 de outubro.

 

Candidatos provenientes do ensino secundário estrangeiro em Portugal, cujos resultados apenas sejam disponibilizados após o término da 1ª e/ou 2ª fase de candidaturas, deverão contactar: admissions@porto.ucp.pt

 

 

 

> SUBMISSÃO DA CANDIDATURA

 

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, dentro do prazo de candidatura.

 

 

Após a submissão da candidatura será confirmada a sua receção, com informação relativa a pagamento (referência multibanco para candidatos residentes em Portugal ou IBAN para candidatos residentes no estrangeiro). A candidatura só será efetiva quando o pagamento for realizado.

Para mais informações poderá contactar-nos através do 800 105 632 ou 800 105 633.

 


JÁ FREQUENTA A LICENCIATURA EM DIREITO OU EM GESTAO E PRETENDE TRANSITAR PARA O PROGRAMA DE DUPLA LICENCIATURA
 

Se já é aluno da Licenciatura em Direito e está interessado em transitar para o Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão, deve candidatar-se à licenciatura em Gestão, dentro dos prazos indicados, mediante a apresentação da Ficha ENES emitida em 2020, com o exame de Matemática A realizado em 2020, 2019 ou 2018 (deve solicitar a emissão da mesma na escola secundária que frequentou).

Será seriado juntamente com os restantes candidatos, considerando a nota de Matemática A e a nota da prova de ingresso com que foi admitido a Direito (mesmo que esta última tenha sido realizada em ano anterior a 2018).
 

Se já é aluno da Licenciatura em Gestão, e está interessado em transitar para o Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão, deverá realizar o pré-requisito de Direito (procedendo à inscrição conforme referido acima - considerando as limitações impostas pelo COVID-19, as candidaturas à Licenciatura em Direito de 2020 poderão ser submetidas, excecionalmente, sem a prévia aprovação na prova de pré-requisito vocacional.). Se considerado apto, deve candidatar-se à licenciatura em Direito, dentro dos prazos indicados, mediante a apresentação da Ficha ENES emitida em 2020, com uma das provas de ingresso exigidas, realizadas em 2020, 2019 ou 2018 (deve solicitar a emissão da mesma na escola secundária que frequentou).

Será seriado juntamente com os restantes candidatos, considerando a nota de Matemática A (com que foi admitido à licenciatura em Gestão) e a nota da prova de ingresso com que foi admitido a Direito.

Se é aluno da Licenciatura em Economia, e está interessado em transitar para o Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão, deverá realizar o pré-requisito de Direito (procedendo à inscrição conforme referido acima - considerando as limitações impostas pelo COVID-19, as candidaturas à Licenciatura em Direito de 2020 poderão ser submetidas, excecionalmente, sem a prévia aprovação na prova de pré-requisito vocacional.). Se considerado apto, deve candidatar-se à licenciatura em Direito, dentro dos prazos indicados, mediante a apresentação da Ficha ENES emitida em 2020, com uma das provas de ingresso exigidas, realizadas em 2020, 2019 ou 2018 (deve solicitar a emissão da mesma na escola secundária que frequentou). Terá igualmente que fazer um requerimento online a solicitar a transferência de Economia para Gestão, fazendo referência à candidatura ao Programa de Dupla Licenciatura.

Será seriado juntamente com os restantes candidatos, considerando a nota de Matemática A (com que foi admitido à licenciatura em Economia) e a nota da prova de ingresso com que foi admitido a Direito.
 

Para estas situações, a Taxa de Candidatura é de 80€ (valor indicativo, poderá sofrer alterações).

 

Creditação de Unidades Curriculares realizadas

Se for admitido ao Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão, ficará dispensado da realização das unidades curriculares que frequentou com aproveitamento na Licenciatura em Direito ou na Licenciatura em Gestão, e que pertençam igualmente ao Programa de Dupla Licenciatura.

 

Português

Partilhe/Share

Licenciaturas
Portugal
e cidadãos
da União Europeia
Licenciaturas
Outras
Nacionalidades
Undergraduate
Portugal
and EU Citizens
Undergraduate
Other
Nationalities
Mestrados
Masters
Doutoramentos
PhD Programs
Pós-Graduações
Post-Graduated
Courses

Candidaturas Eventos

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Vimeo

Catálogos