REGIME GERAL

 
 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

 

  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  • Ter realizado pelo menos uma das provas de ingresso abaixo indicadas, em 2017, 2016 ou 2015:

 

Prova de ingresso 2017 Exames realizados nos anos de 2017, 2016 e/ou 2015 que servem como prova de ingresso para acesso ao ensino superior em 2017
11 - História 623 - História A ou 723 - História B
18 - Português 639 - Português

 

Cálculo da Nota de Candidatura:

 

A nota de candidatura aos cursos é calculada de acordo com a seguinte fórmula:

 

Classificação final do curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente (minimo de 95 pontos numa escala de 0 a 200) 60%
Classificação da prova de ingresso (minimo de 95 pontos numa escala de 0 a 200) 40%

 

Não existem pré-requisitos.


>VAGAS

Nº de Vagas: 60

Nº de Vagas supranumerárias: 3
Destinadas a Portadores de deficiência física ou sensorial, Praticantes desportivos de alto rendimento e  Filhos de colaboradores permanentes, em regime de tempo integral, e de insignes benfeitores da Universidade. Consulte mais informações aqui

NOTA: Este curso apenas funciona em regime diurno.


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura ao Mestrado Integrado em Teologia deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: onlinepresencialmente ou por correio.

 

Calendário para apresentação de candidatura 2017/2018

 

 

Candidatura

Resultados

Matrículas

1ª Fase 26 jun a 09 ago 11 ago 28 ago a 01 set
2ª Fase 21 ago a 06 set 07 set 08 e 11 set

 

 

 

 

 

Documentos a apresentar

 

Pode candidatar-se à nossa 1ª Fase de Candidatura com Resultados da 2ª Fase dos Exames Nacionais

Nota: Os candidatos que tenham solicitado reapreciação do exame nacional (1ª ou 2ª fase) têm que entregar a Ficha Enes atualizada, até 29 de agosto, formalizando um pedido de atualização da nota de candidatura. Se não o fizerem, a classificação final não será atualizada.


» Candidatura Online

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura.


» Candidatura presencial ou por correio

  • PresencialmenteOs documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » Na  Secretaria,  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00).

                    » A partir de 26 de junho 2017: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

 

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

 

Caso envie a sua candidatura por correio, os documentos devem dar entrada nos Serviços Académicos dentro dos prazos indicados. Nesta situação, receberá um e-mail de confirmação de receção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.

 


 

> TITULARES DE CURSO DE ENSINO SECUNDÁRIO ESTRANGEIRO

Os titulares de curso do ensino secundário estrangeiro realizado em Portugal ou no estrangeiro, deverão substituir a Ficha ENES por:

  • Certificado de equivalência ao ensino secundário português, com classificação final correspondente à média final do curso (original ou cópia autenticada) (1)
  • Documento comprovativo da titularidade do curso do ensino secundário não português (original ou fotocópia autenticada) (2)
  • Documento comprovativo da realização de exame final de âmbito nacional ou internacional a disciplinas terminais do respetivo curso secundário, com as classificações obtidas (original ou fotocópia autenticada) (2) (3)
  • Requerimento de pedido de substituição de provas (Form. 4)

 

(1) O certificado de equivalência é submetido junto de uma escola secundária portuguesa. Para mais informações sobre equivalências, consultar o sítio do Ministério da Educação e Ciência.

(2) Quando os documentos a entregar tenham sido emitidos fora de Portugal, deverão os mesmos: a) ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa, OU b) conter a Apostilha emitida pela autoridade competente do país emitente, no caso de esse país ter aderido à Convenção Relativa à Supressão da Exigência de Legalização de Actos Públicos Estrangeiros (Conferência de Haia). Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.

(3) Tem que ter realizado exames a disciplinas que substituem as provas de ingresso: áreas de História OU Português. Para a candidatura em 2017 só são válidos exames realizados em 2017, 2016 ou 2015.



 

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO | TITULARES DE CURSO

 
 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Este Regime de acesso destina-se aos candidatos titulares de um curso médio ou superior, português ou estrangeiro, ou indivíduos que frequentaram o Ensino Superior e que pretendam mudar de estabelecimento de ensino e/ou de curso (Mudança de Par Instituição/Curso),desde que não tenham sido admitidos ao ensino superior no ano letivo em que se candidatam e não sendo exigida aprovação a nenhuma unidade curricular.

Para os candidatos que acedam por Mudança de Par Instituição/Curso, é igualmente exigida uma das provas de ingresso 11-História, ou 18-Português, que pode ter sido realizada em qualquer ano.

São admitidos os melhores candidatos até ao limite de vagas estabelecido.


>VAGAS

Nº de Vagas:

  • Mudança de Par Instituição/Curso: 6
  • Titular de Curso: 3

NOTA: Este curso apenas funciona em regime diurno.


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura ao Mestrado Integrado em Teologia deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: onlinepresencialmente ou por correio.

 

Calendário para a apresentação de Candidatura 2017/2018

 

Candidatura

Resultados

Matrículas

1ª Fase 26 jun a 09 ago 11 ago 28 ago a 01 set
2ª Fase 21 ago a 06 set 07 set 08 e 11 set
 

Documentos a apresentar

 

Adicionalmente, para Mudança de Par Instituição/Curso

  • Certidão com as disciplinas realizadas, respetiva classificação e ECTS ou quando não tenha realizado disciplinas, documento comprovativo de matrícula e inscrição no estabelecimento de ensino anterior (original);
  • Ficha ENES ou equivalente, contendo uma das provas de ingresso (original ou cópia autenticada);
  • Boletim de candidatura (Form.7) (apenas para candidaturas presenciais ou por correio);

 

Adicionalmente, para Titulares de Curso Médio ou Superior

  • Certidão comprovativa da titularidade do curso médio ou superior, com indicação das disciplinas realizadas, respetivas classificações e ECTS, bem como da média final (original ou cópia autenticada);
  • Boletim de candidatura (Form.8) (apenas para candidaturas presenciais ou por correio).

 


» Candidatura Online

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura.


» Candidatura presencial ou por correio

  • PresencialmenteOs documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » Na  Secretaria,  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00).

                    » A partir de 26 de junho 2017: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

 

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Caso envie a sua candidatura por correio, receberá posteriormente um e-mail de confirmação de receção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.



 

 

MAIORES DE 23 ANOS

 
 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

  • Completar 23 anos até 31 de Dezembro de 2016
  • Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior

 

Os candidatos são sujeitos a uma prova especial, que tem lugar no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Bibliografia para a prova dos Maiores de 23 Anos (2017/2018):

  • António SPADARO, O batismo da imaginação: A experiência da palavra criativa, Paulinas, Prior Velho 2016

 


>VAGAS

Nº de Vagas: 3

NOTA: Este curso apenas funciona em regime diurno.


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura ao Mestrado Integrado em Teologia deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: onlinepresencialmente ou por correio.

 

Calendário para apresentação de candidatura 2017/2018

 

Candidatura Prova Entrevista Resultados Matrículas
26 jun a 01 set 05 set (09h30) 06 set (09h30) 07 set 08 e 11 set

Documentos a apresentar

 


» Candidatura Online

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura.


» Candidatura presencial ou por correio

  • PresencialmenteOs documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » Na  Secretaria,  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00).

                    » A partir de 26 de junho 2017: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

 

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Caso envie a sua candidatura por correio, receberá posteriormente um e-mail de confirmação de recepção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.