CANDIDATURAS 2018/2019
 
 
 


 

 

REGIME GERAL

Aviso de Abertura de Candidaturas 

 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Os candidatos devem cumprir cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  • Ter realizado um dos conjuntos de provas de ingresso abaixo indicadas, em 2018, 2017 ou 2016:
 
» (16) Matemática OU
 
» (16) Matemática E (02) Biologia e Geologia OU
 
» (16) Matemática E (07) Física e Química
 
 
Prova de ingresso 2018 Exames realizados nos anos de 2018, 2017 e/ou 2016 que servem como prova de ingresso para acesso ao ensino superior em 2018
16 - Matemática 635 - Matemática A ou 735 - Matemática B
02 - Biologia e Geologia 702 - Biologia e Geologia
07 - Física e Química 715 - Física e Química A

 

Cálculo da Nota de Candidatura

A nota de candidatura aos cursos é calculada de acordo com a seguinte fórmula:

Classificação final do curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente (minimo de 100 pontos numa escala de 0 a 200) 60%

Classificação da prova de ingresso (minimo de 95 pontos numa escala de 0 a 200)

40%*

*quando o candidato utilizar um conjunto de provas de ingresso - 20% por cada prova

A Escola Superior de Biotecnologia reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura superior a 100 pontos, em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.

Não existem pré-requisitos.


> VAGAS

 

Nº de Vagas: 40

Nº de Vagas supranumerárias: 2
Destinadas a Portadores de deficiência física ou sensorial, Praticantes desportivos de alto rendimento e Filhos de colaboradores permanentes, em regime de tempo integral, e de insignes benfeitores da Universidade. Consulte mais informações aqui

NOTA: Este curso apenas funciona em regime diurno.


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Bioengenharia, deve ser apresentado dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: online, presencialmente ou por correio.

Calendário para apresentação de candidatura - 2018/2019

 

Candidatura

Resultados

Matrículas

1ª Fase

04 jun a 19 jul

23 jul 25 a 27 jul

2ª Fase

23 jul a 08 ago

10 ago 28 a 31 ago

3ª Fase

13 ago a 12 set 13 set 14 set
 

Documentos a apresentar:

*Nota: Devem entregar a Ficha ENES atualizada, impreterivelmente até ao dia 29 de agosto, os candidatos que tenham solicitado reapreciação do exame nacional (1ª ou 2ª fase) e cujo resultado implique:      

a) no caso de candidatos não admitidos, a alteração da nota de candidatura para pontuação superior à apresentada anteriormente;  

b) no caso de candidatos admitidos, a alteração da nota de candidatura para pontuação que os torne elegíveis para eventual atribuição de bolsa de mérito.


» Candidatura Online

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura.
 

 

» Candidatura Presencial ou por Correio

  • Presencialmente: Os documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » Na  Secretaria: 2ª a 6ª: (9h30-12h30  |  14h00-17h15)

                    » A partir de 25 de junho 2018: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

 

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:
Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Asprela
Rua Arquiteto Lobão Vital
Apartado 2511
4202-401 Porto
 
 

Caso envie a sua candidatura por correio, os documentos devem dar entrada nos Serviços Académicos dentro dos prazos indicados. Nesta situação, receberá um e-mail de confirmação de receção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.

 


> TITULARES DE CURSO DE ENSINO SECUNDÁRIO ESTRANGEIRO

Os titulares de curso do ensino secundário estrangeiro realizado em Portugal, deverão substituir a Ficha ENES por:

  • Certificado de equivalência ao ensino secundário português, com classificação final correspondente à média final do curso (original ou cópia autenticada) (1)
  • Documento comprovativo da titularidade do curso do ensino secundário não português (original ou fotocópia autenticada) (2)
  • Documento comprovativo da realização de exame final de âmbito nacional ou internacional a disciplinas terminais do respetivo curso secundário, com as classificações obtidas (2) (3)
  • Requerimento de pedido de substituição de provas (Form. 4)

 

(1) O certificado de equivalência é submetido junto de uma escola secundária portuguesa. Para mais informações sobre equivalências, consultar o sítio do Ministério da Educação e Ciência.

(2) Quando os documentos a entregar tenham sido emitidos fora de Portugal, deverão os mesmos: a) ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa, OU b) conter a Apostilha emitida pela autoridade competente do país emitente, no caso de esse país ter aderido à Convenção Relativa à Supressão da Exigência de Legalização de Actos Públicos Estrangeiros (Conferência de Haia). Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.

(3) Tem que ter realizado exames a disciplinas que substituem as provas de ingresso: Matemática E Biologia e Geologia OU Matemática E Física e Química. Para a candidatura em 2018 só são válidos exames realizados em 2018, 2017 ou 2016.


> INÍCIO DO ANO LETIVO 2018/2019

Admitidos 1ª e 2ª fase: 4 de setembro

Admitidos 3ª fase: 17 de setembro

 



 

 

TITULARES DE CURSO | MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO 2018/2019

Avisos de Abertura de Candidaturas (Titulares de Curso / Mudança de Par Instituição/Curso)

 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Este Regime de acesso destina-se aos candidatos titulares de um curso médio ou superior, português ou estrangeiro, ou indivíduos que frequentaram o Ensino Superior e que pretendam mudar de estabelecimento de ensino e/ou de curso (Mudança de Par Instituição/Curso), desde que não tenham sido admitidos ao ensino superior no ano letivo em que se candidatam e não sendo exigida aprovação a nenhuma unidade curricular.

Para os candidatos que acedam por Mudança de Par Instituição/Curso, é igualmente exigida a prova de ingresso (16) Matemática OU (16) Matemática E (02) Biologia e Geologia OU (16) Matemática E (07) Física e Química, que pode ter sido realizada em qualquer ano.

Os candidatos poderão efectuar o seu pedido de ingresso no prazo normal de candidatura e serão avaliados em função de critérios, como a nota do 12º ano, o desempenho académico no estabelecimento de ensino superior de origem e a realização de uma entrevista.

Os candidatos são seriados tendo por base os critérios estabelecidos e o nº de vagas definido. São admitidos os melhores candidatos até ao limite de vagas estabelecido.


> VAGAS

 

Mudança de Par Instituição/Curso: 4

Titulares de Curso: 1


 > COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Bioengenharia, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: onlinepresencialmente ou por correio.

 

Fase Candidatura Entrevista Resultados Matrículas
1ª Fase 04 jun a 17 jul

12 a 17 jul
(15h às 19h)

23 jul 25 a 27 jul
2ª Fase 23 jul a 12 set

11 e 12 set
(15h às 19h)

13 set 14 set

 

Documentos a apresentar:

Adicionalmente, para Mudança de Par Instituição/Curso

  • Certidão com as disciplinas realizadas, respetiva classificação e ECTS ou quando não tenha realizado disciplinas, documento comprovativo de matrícula e inscrição no estabelecimento de ensino anterior
  • Ficha ENES ou equivalente, contendo uma das provas de ingresso (original ou cópia no prazo de candidatura, podendo o original ser entregue até à matrícula)

Adicionalmente, para Titulares de Curso Médio ou Superior

  • Certidão comprovativa da titularidade do curso médio ou superior, com indicação das disciplinas realizadas, respetivas classificações e ECTS, bem como da média final

 


» Candidatura Online

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura. 
 

 

  • Presencialmente: Os documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » Na  Secretaria: 2ª a 6ª: (9h30-12h30  |  14h00-17h15)

                    » A partir de 25 de junho 2018: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

 

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:
Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Asprela
Rua Arquiteto Lobão Vital
Apartado 2511
4202-401 Porto
 

Caso envie a sua candidatura por correio, os documentos devem dar entrada nos Serviços Académicos dentro dos prazos indicados. Nesta situação, receberá um e-mail de confirmação de receção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.


> INÍCIO DO ANO LETIVO 2018/2019

Admitidos 1ª fase: 4 de setembro

Admitidos 2ª fase: 17 de setembro

 



 

MAIORES DE 23 ANOS 2018/2019

Aviso de Abertura de Candidaturas
> CONDIÇÕES DE ACESSO
  • Completar 23 anos até 31 de Dezembro de 2017
  • Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior

Os candidatos são sujeitos a uma prova especial, que tem lugar na Escola Superior de Biotecnologia e cobre as seguintes áreas:

Matemática
a) Cálculo de áreas e volumes
b) Noções básicas de Trigonometria
c) Análise de gráficos e tabelas
d) Cálculos aritméticos elementares

Biologia
a) Organização geral das células
b) Evolução; agentes de evolução
c) Respiração celular

Química
a) Constituição da matéria (átomos, moléculas, iões)
b) Acerto de equações químicas

 

Para além destas áreas, a prova escrita contempla ainda a capacidade de interpretação e de expressão escrita, quer em língua portuguesa, quer em língua inglesa.

Consulte o Regulamento de Acesso para Maiores de 23 Anos aqui.


> VAGAS 

Nº de vagas: 3

NOTA: Este curso apenas funciona em regime diurno.

 


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Bioengenharia, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: onlinepresencialmente ou por correio.

Calendário para a apresentação de Candidatura 2018/2019

Candidaturas

Prova Escrita

Entrevista

Lista Admitidos

Matrículas

21 mai a 22 jun

26 jun - 10h00 29 jun 02 jul 03 e 04 jul
13 ago a 04 set 06 set - 10h00 10 set 12 set 13 set

 

 

 

 

Documentos a apresentar:

  • Boletim de candidatura (Form. 2) (apenas para candidaturas por correio)
  • 1 Fotografia tipo passe
  • Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia de documento de Identificação e do Cartão de Contribuinte
  • Curriculum Vitae (CV) escolar e profissional actualizado e assinado;
  • Documentos (diplomas, certificados de habilitações, cartas de recomendação) que o candidato considere úteis para demonstrar o CV apresentado;
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior e/ou de um curso superior.
  • Pagamento de uma taxa: (consultar o separador "Propinas")

 


» Candidatura Online

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura. 

 

 

» Candidatura presencial ou por correio

  • Presencialmente: Os documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » Na  Secretaria: 2ª a 6ª: (9h30-12h30  |  14h00-17h15)

                    » A partir de 25 de junho 2018: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

 

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:
Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Asprela
Rua Arquiteto Lobão Vital
Apartado 2511
4202-401 Porto
 

Caso envie a sua candidatura por correio, receberá posteriormente um e-mail de confirmação de recepção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.
 


> INÍCIO DO ANO LETIVO 2018/2019

4 de setembro