Candidaturas / Applications

 

CANDIDATURAS 2019/2020

 

REGIME

GERAL

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO |

TITULARES DE CURSO

MAIORES DE

23 ANOS

 



 

 

 

 

REGIME GERAL

 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Os candidatos oriundos de Estados-Membros da União Europeia poderão candidatar-se ao ensino superior na Universidade Católica Portuguesa, desde que cumpram os seguintes requisitos:

  1. ter concluído o ensino secundário ou equivalente
  2. ter realizado exame final nacional do ensino secundário estrangeiro considerado homólogo a História e Cultura das Artes OU História OU Português (Anexo I do regulamento do Estudante Internacional) / exame final nacional do ensino secundário estrangeiro equivalente a uma daquelas áreas

 

NOTA: As disciplinas de carácter prático e técnico podem ser lecionadas em inglês, no entanto, as restantes disciplinas serão lecionadas em Português, pelo que é essencial que o aluno domine a Língua Portuguesa.

 


> NOTA DE CANDIDATURA

 

A nota de candidatura é calculada da seguinte forma:

  • Classificação final do curso de ensino secundário ou equivalente (nota mínima positiva): 60%
  • Classificação do exame final nacional de uma das disciplinas do ensino secundário referidas (nota mínima positiva): 40%

 

As classificações obtidas serão convertidas para a escala portuguesa com base na legislação portuguesa aplicável.

 

A Escola das Artes reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.

 


> COMO FAZER A CANDIDATURA

» Calendário para apresentação de candidatura 2019/2020: a definir

» Documentação:

  • Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia de documento de Identificação e do Cartão de Contribuinte
  • Uma fotografia tipo passaporte
  • Certificado de equivalência ao ensino secundário português (a obter numa escola secundária portuguesa ou da Direção-Geral da Educação)
  • Diploma do ensino secundário discriminado (disciplinas realizadas e respetiva classificação) e classificação final*
  • Documento comprovativo das classificações obtidas no exame nacional final do ensino secundário*
  • Taxa de candidatura: 150€

» Poderá também ser solicitado ao candidato que apresente:

  • documento comprovativo da escala de classificação no país em causa, incluindo menção à escala positiva, emitido por entidade competente, quando se verificar que os comprovativos das classificações não contenham a escala de classificações do país em causa e/ou a legislação portuguesa não preveja a conversão das classificações desse país*
  • documento emitido por entidade competente comprovativo dos conhecimentos avaliados nos exames nacionais finais realizados à(s) disciplina(s) relevante(s) para o curso*

 

*O original (com a Apostila de Haia emitida pela autoridade competente no país) deverá ser apresentado até ao início das aulas. Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.

 


> FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

 

Poderá efetuar a sua candidatura de uma das seguintes formas:

 

  • Online: Selecionando a opção “Regime Geral”. Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos originais ou sua cópia autenticada serão posteriormente apresentados.

 

 

Após efetuar a sua candidatura por esta via, receberá uma mensagem eletrónica de confirmação de receção da mesma e a informação necessária para pagamento da taxa de candidatura através de transferência bancária.

 

  • E-mail: admissions@porto.ucp.pt. Após efetuar a sua candidatura por esta via, receberá uma mensagem eletrónica de confirmação de receção da mesma e a informação necessária para pagamento da taxa de candidatura através de transferência bancária

 

  • Presencialmente:

» na  Secretaria:  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00)

» na Loja do Candidato (a partir de 03 de junho 2019): de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00)

 


 


 

 

 

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO | TITULARES DE CURSO

 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Este Regime de acesso destina-se aos candidatos titulares de um curso médio ou superior, português ou estrangeiro, ou indivíduos que frequentaram o Ensino Superior e que pretendam mudar de estabelecimento de ensino e/ou de curso (Mudança de Par Instituição/Curso), desde que estejam ou tenham estado inscritos no Ensino Superior.

Para os candidatos que acedam por Mudança de Par Instituição/Curso, é igualmente exigida a prova de ingresso.

 

 A Escola das Artes reserva-se o direito de apenas admitir os candidatos em função da qualidade dos resultados demonstrados.

 

NOTA: As disciplinas de carácter prático e técnico podem ser lecionadas em inglês, no entanto, as restantes disciplinas serão lecionadas em Português, pelo que é essencial que o aluno domine a Língua Portuguesa.

 


> COMO FAZER A CANDIDATURA

 

A candidatura à licenciatura em Arte - Conservação e Restauro, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: online, presencialmente ou por email.

 

» Calendário para apresentação de candidatura 2019/2020: a definir

» Documentos a apresentar

  • 1 Fotografia tipo passaporte
  • Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia de documento de Identificação e do Cartão de Contribuinte
  • Comprovativo de conclusão do ensino secundário*
  • Conteúdos programáticos das disciplinas realizadas (caso pretenda solicitar equivalências)
  • Pagamento de uma taxa: 280€

 

Adicionalmente, para Mudança de Par Instituição/Curso:

  • Certidão com as disciplinas realizadas, respetiva classificação e ECTS/carga horária ou quando não tenha realizado disciplinas, documento comprovativo de matrícula e inscrição no estabelecimento de ensino anterior*
  • Documento comprovativo de que o curso que frequenta ou frequentou é reconhecido como superior pela legislação no país*

 

Adicionalmente aos documentos exigidos a todos os candidatos para Titulares de Curso Médio ou Superior:

  • Certidão comprovativa da titularidade do curso médio ou superior, com indicação das disciplinas realizadas, respetivas classificações e ECTS/carga horária, bem como da média final* 

 

*O original com a Apostila de Haia emitida pela autoridade competente do país deverá ser apresentado até ao início das aulas. Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.

 


> FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

 

Poderá efetuar a sua candidatura de uma das seguintes formas:

 

  • Online: Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos originais ou sua cópia autenticada serão posteriormente apresentados.

 

 

Após efetuar a sua candidatura por esta via, receberá uma mensagem eletrónica de confirmação de receção da mesma e a informação necessária para pagamento da taxa de candidatura através de transferência bancária.

 

  • E-mail: admissions@porto.ucp.pt. Após efetuar a sua candidatura por esta via, receberá uma mensagem eletrónica de confirmação de receção da mesma e a informação necessária para pagamento da taxa de candidatura através de transferência bancária.

 

  • Presencialmente:

» na  Secretaria:  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00)

» na Loja do Candidato (a partir de 03 de junho 2019): de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00)

 


 


 

 

 

 

MAIORES DE 23 ANOS

 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

  • Completar 23 anos até 31 de Dezembro de 2018
  • Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior (não ter realizado os exames nacionais portugueses, não poder candidatar-se com estatuto de estudante internacional nem encontrar-se já a frequentar o ensino superior)

Os candidatos são sujeitos às seguintes avaliações:

1. Prova teórica:

Comentário a uma passagem incluída no Texto de Apoio à prova de Maiores de 23 anos

Duração: 1 hora

2. Entrevista

Com vista à apreciação das motivações do candidato e eventuais esclarecimentos de dúvidas suscitadas pela análise do Curriculum Vitae.

A prova tem lugar na Escola das Artes.

A Escola das Artes reserva-se o direito de apenas admitir os candidatos em função da qualidade dos resultados demonstrados.

 

NOTA: As disciplinas de carácter prático e técnico podem ser lecionadas em inglês, no entanto, as restantes disciplinas serão lecionadas em Português, pelo que é essencial que o aluno domine a Língua Portuguesa.

 


> COMO FAZER A CANDIDATURA

 

A candidatura à licenciatura em Arte - Conservação e Restauro, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: online, email ou presencialmente.

 

» Calendário para apresentação de candidatura 2019/2020:  a definir

» Documentos a apresentar:

 


> FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

 

Poderá efetuar a sua candidatura de uma das seguintes formas:

 

  • Online: Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos originais ou sua cópia autenticada serão posteriormente apresentados.

 

 

Após efetuar a sua candidatura por esta via, receberá uma mensagem eletrónica de confirmação de receção da mesma e a informação necessária para pagamento da taxa de candidatura através de transferência bancária.

 

  • E-mail: admissions@porto.ucp.pt. Após efetuar a sua candidatura por esta via, receberá uma mensagem eletrónica de confirmação de receção da mesma e a informação necessária para pagamento da taxa de candidatura através de transferência bancária

 

  • Presencialmente:

» na  Secretaria:  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00)

» na Loja do Candidato (a partir de 03 de junho 2019): de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00)