REGIME GERAL
 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Os candidatos devem cumprir cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  • Ter realizado pelo menos uma das provas de ingresso abaixo indicadas, em 2017, 2016 ou 2015:

 

Prova de ingresso 2017 Exames realizados nos anos de 2017, 2016 e /ou 2015, que servem como prova de ingresso para acesso ao ensino superior em 2017
12 - História da Cultura e das Artes

724 - História e Cultura das Artes

11 - História

623 - História A ou 723 - História B

18 - Português

639 Português ou 239 Português

 

Cálculo da Nota de Candidatura

A nota de candidatura aos cursos é calculada de acordo com a seguinte fórmula:

Classificação final do curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente (minimo de 95 pontos numa escala de 0 a 200)

60%

Classificação da prova de ingresso (minimo de 95 pontos numa escala de 0 a 200)

40%

Não existe Pré-Requisito.

 


> VAGAS

Nº de vagas: 14

Nº de Vagas supranumerárias: 1
Destinadas a Portadores de deficiência física ou sensorial, Praticantes desportivos de alto rendimento e Filhos de colaboradores permanentes, em regime de tempo integral, e de insignes benfeitores da Universidade. Consulte mais informações aqui

Este curso apenas funciona em regime diurno.


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Arte - Conservação e Restauro, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: onlinepresencialmente ou por correio.

Calendário para apresentação de candidatura 2017/2018:

 

Candidatura

Resultados

Matrículas

1ª FASE

26 jun a 09 ago 11 ago 29 ago a 01 set

2ª FASE

21 ago a 08 set 11 set 12 e 13 set

 

 

Documentos a apresentar

Poderá concorrer à 1ª fase de candidaturas com a ficha ENES da 1ª ou da 2ª fase dos exames nacionais

Nota: Os candidatos que tenham solicitado reapreciação do exame nacional (1ª ou 2ª fase) têm que entregar a Ficha Enes atualizada, até 29 de agosto, formalizando um pedido de atualização da nota de candidatura. Se não o fizerem, a classificação final não será atualizada.

 


> CANDIDATURA ONLINE

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura.

 


> CANDIDATURA PRESENCIAL OU POR CORREIO

  • PresencialmenteOs documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » Na  Secretaria,  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00).

                    » A partir de 26 de junho 2017: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

 

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Caso envie a sua candidatura por correio, os documentos devem dar entrada nos Serviços Académicos dentro dos prazos indicados. Nesta situação, receberá um e-mail de confirmação de receção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.

 



 

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO CURSO | TITULAR DE CURSO

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Este Regime de acesso destina-se aos candidatos titulares de um curso médio ou superior, português ou estrangeiro, ou indivíduos que frequentaram o Ensino Superior e que pretendam mudar de estabelecimento de ensino e/ou de curso (Mudança de Par Instituição/Curso), desde que não tenham sido admitidos ao ensino superior no ano letivo em que se candidatam e não sendo exigida aprovação a nenhuma unidade curricular.

 

Para os candidatos que acedam por Mudança de Par Instituição/Curso, é igualmente exigida uma das provas de ingresso 11-História, ou 12-História da Cultura e das Artes, ou 18-Português, que pode ter sido realizada em qualquer ano.

São admitidos os melhores candidatos até ao limite de vagas estabelecido.
 

A Escola das Artes reserva-se o direito de apenas admitir os candidatos em função da qualidade dos resultados demonstrados.


> VAGAS

Nº de vagas: 

  • Mudança de par Instituição/Curso - 4
  • Titular de curso - 2

NOTA: Este curso apenas funciona em regime diurno.


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Arte - Conservação e Restauro, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: onlinepresencialmente ou por correio.

Calendário para apresentação de candidatura 2017/2018

 

Candidatura

Resultados

Matrículas

1ª FASE

26 jun a 21 jul 25 jul 26 a 28 jul

2ª FASE

21 ago a 04 set 06 set 07 e 08 set

 

 

 

 

 

 

Documentos a apresentar

  • 1 Fotografia tipo passe;
  • Fotocópia de documento de Identificação e do Cartão de Contribuinte, ou envio do Formulário com informação dos dados pessoais;
  • Conteúdos programáticos das unidades curriculares realizadas, (caso pretenda solicitar equivalências);
  • Pagamento de uma taxa: (consultar o separador "Propinas")

Adicionalmente, para Mudança de Par Instituição/Curso

  • Certidão com as disciplinas realizadas, respetiva classificação e ECTS ou quando não tenha realizado disciplinas, documento comprovativo de matrícula e inscrição no estabelecimento de ensino anterior (original);
  • Ficha ENES ou equivalente, contendo uma das provas de ingresso (original ou cópia autenticada);
  • Boletim de candidatura (Form.7) (apenas para candidaturas presenciais ou por correio);

Adicionalmente, para Titulares de Curso Médio ou Superior

  • Certidão comprovativa da titularidade do curso médio ou superior, com indicação das disciplinas realizadas, respetivas classificações e ECTS, bem como da média final (original ou cópia autenticada).
  • Boletim de candidatura (Form.8) (apenas para candidaturas presenciais ou por correio)

 


> CANDIDATURA ONLINE

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura.


> CANDIDATURA PRESENCIAL OU POR CORREIO

  • PresencialmenteOs documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » Na  Secretaria,  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00).

                    » A partir de 26 de junho 2017: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

 

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Caso envie a sua candidatura por correio, os documentos devem dar entrada nos Serviços Académicos dentro dos prazos indicados. Nesta situação, receberá um e-mail de confirmação de receção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.

 



 

MAIORES DE 23 ANOS 
Aviso de abertura de candidaturas

 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

  • Completar 23 anos até 31 de Dezembro de 2016
  • Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior
     

Os candidatos são sujeitos às seguintes avaliações:

1. Prova teórica:

Comentário a uma passagem incluída no Texto de Apoio à prova de Maiores de 23 anos

Duração: 1 hora

2. Entrevista

Com vista à apreciação das motivações do candidato e eventuais esclarecimentos de dúvidas suscitadas pela análise do Curriculum Vitae.

A prova tem lugar na Escola das Artes.

A Escola das Artes reserva-se o direito de apenas admitir os candidatos em função da qualidade dos resultados demonstrados.


> VAGAS

Nº de Vagas: 2

NOTA: Este curso apenas funciona em regime diurno.


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Arte, Conservação e Restauro, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: onlinepresencialmente ou por correio.

Calendário para a apresentação de Candidatura 2017/2018

Candidaturas

Prova + Entrevista

Resultados

Matrículas

15 mai a 11 jul

17 e 18 jul

25 jul 27 e 28 jul

 

 

 

 

Documentos a apresentar

  • Boletim de candidatura (Form. 27); (apenas para candidaturas presenciais ou por correio)
  • 1 Fotografia tipo passe
  • Fotocópia de documento de Identificação e do Cartão de Contribuinte, ou envio do Formulário com informação dos dados pessoais
  • Curriculum Vitae (CV) escolar e profissional actualizado e assinado;
  • Documentos (diplomas, certificados de habilitações, cartas de recomendação) que o candidato considere úteis para demonstrar o CV apresentado;
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior e/ou de um curso superior.
  • Pagamento de uma taxa: (consultar o separador "Propinas")

 


> CANDIDATURA ONLINE

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura. 


> CANDIDATURA PRESENCIAL OU POR CORREIO

  • PresencialmenteOs documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » Na  Secretaria,  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00).

                    » A partir de 26 de junho 2017: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

 

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Caso envie a sua candidatura por correio, os documentos devem dar entrada nos Serviços Académicos dentro dos prazos indicados. Nesta situação, receberá um e-mail de confirmação de receção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.