REGIME GERAL 

 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Os candidatos devem cumprir cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  • Ter realizado pelo menos uma das provas de ingresso abaixo indicadas, em 2019, 2018 ou 2017:

 

Prova de ingresso 2019

Exames realizados nos anos de 2019, 2018 e /ou 2017, que servem como prova de ingresso para acesso ao ensino superior em 2019

12 - História da Cultura e das Artes

724 - História e Cultura das Artes

11 - História

623 - História A ou 723 - História B

18 - Português

639 Português ou 239 Português

Cálculo da Nota de Candidatura

A nota de candidatura aos cursos é calculada de acordo com a seguinte fórmula:

Classificação final do curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente (minimo de 100 pontos numa escala de 0 a 200)

60%

Classificação da prova de ingresso (minimo de 95 pontos numa escala de 0 a 200)

40%

A Escola das Artes reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura superior a 100 pontos, em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.

Não existe Pré-Requisito.

 


> VAGAS

Nº de vagas: a definir

Nº de Vagas supranumerárias: a definir
Destinadas a Portadores de deficiência física ou sensorial, Praticantes desportivos de alto rendimento e Filhos de colaboradores permanentes, em regime de tempo integral, e de insignes benfeitores da Universidade. Consulte mais informações aqui

Este curso apenas funciona em regime diurno.


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Arte - Conservação e Restauro, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: onlinepresencialmente ou por correio.

» Calendário de apresentação de candidaturas 2019/2020: a definir

» Documentos a apresentar

Poderá concorrer à 1ª fase de candidaturas com a ficha ENES da 1ª ou da 2ª fase dos exames nacionais.
 

*Nota: Devem entregar a Ficha ENES atualizada, impreterivelmente até ao dia 29 de agosto, os candidatos que tenham solicitado reapreciação do exame nacional (1ª ou 2ª fase) e cujo resultado implique:      

a) no caso de candidatos não admitidos, a alteração da nota de candidatura para pontuação superior à apresentada anteriormente;  

b) no caso de candidatos admitidos, a alteração da nota de candidatura para pontuação que os torne elegíveis para eventual atribuição de bolsa de mérito.
 


> CANDIDATURA ONLINE

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura.
 

 


> CANDIDATURA PRESENCIAL OU POR CORREIO

  • Presencialmente: Os documentos acima referidos devem ser entregues na Loja do Candidato, a partir de 03 de junho de 2019, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).
  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Caso envie a sua candidatura por correio, os documentos devem dar entrada nos Serviços Académicos dentro dos prazos indicados. Nesta situação, receberá um e-mail de confirmação de receção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.
 


> INÍCIO DO ANO LETIVO 2019/2020

A definir
 



 

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO CURSO | TITULAR DE CURSO

 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Este Regime de acesso destina-se aos candidatos titulares de um curso médio ou superior, português ou estrangeiro, ou indivíduos que frequentaram o Ensino Superior e que pretendam mudar de estabelecimento de ensino e/ou de curso (Mudança de Par Instituição/Curso), desde que não tenham sido admitidos ao ensino superior no ano letivo em que se candidatam e não sendo exigida aprovação a nenhuma unidade curricular.

 

Para os candidatos que acedam por Mudança de Par Instituição/Curso, é igualmente exigida uma das provas de ingresso 11-História, ou 12-História da Cultura e das Artes, ou 18-Português, que pode ter sido realizada em qualquer ano.

São admitidos os melhores candidatos até ao limite de vagas estabelecido.
 

A Escola das Artes reserva-se o direito de apenas admitir os candidatos em função da qualidade dos resultados demonstrados.


> VAGAS

Nº de vagas: 

  • Mudança de par Instituição/Curso: a definir
  • Titular de curso: a definir

NOTA: Este curso apenas funciona em regime diurno.


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Arte - Conservação e Restauro, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: onlinepresencialmente ou por correio.

» Calendário de apresentação de candidaturas 2019/2020: a definir

» Documentos de Candidatura

Adicionalmente, para Mudança de Par Instituição/Curso

  • Certidão com as disciplinas realizadas, respetiva classificação e ECTS ou quando não tenha realizado disciplinas, documento comprovativo de matrícula e inscrição no estabelecimento de ensino anterior
  • Ficha ENES ou equivalente, contendo uma das provas de ingresso (original ou cópia no prazo de candidatura, podendo o original ser entregue até à matrícula)

Adicionalmente, para Titulares de Curso Médio ou Superior

  • Certidão comprovativa da titularidade do curso médio ou superior, com indicação das disciplinas realizadas, respetivas classificações e ECTS, bem como da média final

> CANDIDATURA ONLINE

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura.


> CANDIDATURA PRESENCIAL OU POR CORREIO

  • Presencialmente: Os documentos acima referidos devem ser entregues na Loja do Candidato, a aprtir de 03 de junho de 2019, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).
  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Caso envie a sua candidatura por correio, os documentos devem dar entrada nos Serviços Académicos dentro dos prazos indicados. Nesta situação, receberá um e-mail de confirmação de receção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.


> INÍCIO DO ANO LETIVO 2019/2020

A definir
 



 

MAIORES DE 23 ANOS

> CONDIÇÕES DE ACESSO

  • Completar 23 anos até 31 de Dezembro de 2018
  • Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior
     

Os candidatos são sujeitos às seguintes avaliações:

1. Prova teórica:

Comentário a uma passagem incluída no Texto de Apoio à prova de Maiores de 23 anos

Duração: 1 hora

2. Entrevista

Com vista à apreciação das motivações do candidato e eventuais esclarecimentos de dúvidas suscitadas pela análise do Curriculum Vitae.

A prova tem lugar na Escola das Artes.

A Escola das Artes reserva-se o direito de apenas admitir os candidatos em função da qualidade dos resultados demonstrados.


> VAGAS

Nº de Vagas: a definir

NOTA: Este curso apenas funciona em regime diurno.


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Arte, Conservação e Restauro, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: onlinepresencialmente ou por correio.

» Calendário de apresentação de candidaturas 2019/2020: a definir

» Documentos a apresentar

  • Boletim de candidatura (Form. 2) (apenas para candidaturas por correio)
  • 1 Fotografia tipo passe
  • Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia de documento de Identificação e do Cartão de Contribuinte
  • Curriculum Vitae (CV) escolar e profissional actualizado e assinado;
  • Documentos (diplomas, certificados de habilitações, cartas de recomendação) que o candidato considere úteis para demonstrar o CV apresentado;
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior e/ou de um curso superior.
  • Pagamento de uma taxa: (consultar o separador "Propinas")

 


> CANDIDATURA ONLINE

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura. 


> CANDIDATURA PRESENCIAL OU POR CORREIO

  • Presencialmente: Os documentos acima referidos devem ser entregues na Loja do Candidato, a aprtir de 03 de junho de 2019, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).
  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos - Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Caso envie a sua candidatura por correio, os documentos devem dar entrada nos Serviços Académicos dentro dos prazos indicados. Nesta situação, receberá um e-mail de confirmação de receção da mesma e a indicação da referência para pagamento por multibanco.


> INÍCIO DO ANO LETIVO 2019/2020

A definir