REGIME GERAL

 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Os candidatos devem cumprir cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ter realizado, na Universidade Católica Portuguesa, o pré-requisito de aptidão vocacional com resultado apto
  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  • Ter realizado pelo menos uma das provas de ingresso abaixo indicadas, em 2017, 2016 ou 2015:

 

Prova de ingresso 2017 Exames realizados nos anos de 2017, 2016 ou 2015, que servem como prova de ingresso para acesso ao ensino superior em 2017
16 - Matemática 635 - Matemática A ou 735 - Matemática B
11 - História 623 - História A ou 723 - História B
18 - Português 639 - Português

 

Cálculo da Nota de Candidatura

A nota de candidatura aos cursos é calculada de acordo com a seguinte fórmula:

Classificação final do curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente (minimo de 95 pontos numa escala de 0 a 200) 60%
Classificação da prova de ingresso (minimo de 95 pontos numa escala de 0 a 200) 40%

 

A Faculdade de Direito reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.


> VAGAS:

 

Diurno: 150

Pós-laboral: 30

Nº de Vagas supranumerárias: 9
Destinadas a Portadores de deficiência física ou sensorial, Praticantes desportivos de alto rendimento e Filhos de colaboradores permanentes, em regime de tempo integral, e de insignes benfeitores da Universidade. Consulte mais informações aqui

 


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Direito, deve ser apresentada, após aprovação no pré-requisito, dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: Emailpresencialmente ou por correio.
 

Calendário para a apresentação de Candidatura 2017/2018

 

Candidatura

Resultados

Matrículas

1ª Fase 26 jun a 20 jul 24 jul

26 a 28 jul

2ª Fase

25 jul a 9 ago

11 ago 29 ago a 1 set
3ª Fase

21 ago a 16 set (12h30)

18 set 19 e 20 set

 

 

 

 

 

 

 

Após obter aprovação no pré-requisito, deve apresentar a candidatura à licenciatura em Direito mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: email, presencialmente ou por correio.

Documentos a apresentar:

 

Nota: Os candidatos que tenham solicitado reapreciação do exame nacional (1ª ou 2ª fase) têm que entregar a Ficha Enes atualizada, até 29 de agosto, formalizando um pedido de atualização da nota de candidatura. Se não o fizerem, a classificação final não será atualizada.


> INSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CANDIDATURA
 

  • Por email:

          Poderá enviar os documentos acima indicados para candidaturas@porto.ucp.pt, entregando os documentos originais por correio ou presencialmente.

  • PresencialmenteOs documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » Na  Secretaria,  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00).

                    » A partir de 26 de junho 2017: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

(Caso não tenha disponibilidade neste horário, atenderemos por marcação em horário conveniente ao candidato, para o que bastará enviar e-mail para candidaturas@porto.ucp.pt).

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão Serviços Académicos
A/c D. Rosa Lina Rocha
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal

O candidato receberá um email de confirmação de receção de candidatura, com informação relativa a pagamento (referência multibanco para candidatos residentes em Portugal ou NIB para candidatos residentes no estrangeiro). A candidatura só será efetiva quando o pagamento for realizado.

_____________________________________________________________________________________________________

> TITULARES DE UM CURSO DE ENSINO SECUNDÁRIO ESTRANGEIRO

Os titulares de curso do ensino secundário estrangeiro realizado em Portugal, deverão substituir a Ficha ENES por:

  • Certificado de equivalência ao ensino secundário português, com classificação final correspondente à média final do curso (original ou cópia autenticada) (1)
  • Documento comprovativo da titularidade do curso do ensino secundário não português (original ou fotocópia autenticada) (2)
  • Documento comprovativo da realização de exame final de âmbito nacional ou internacional a disciplinas terminais do respetivo curso secundário, com as classificações obtidas (2) (3)
  • Requerimento de pedido de substituição de provas (Form. 4)

(1) O certificado de equivalência é submetido junto de uma escola secundária portuguesa. Para mais informações sobre equivalências, consultar o sítio do Ministério da Educação e Ciência.

(2) Quando os documentos a entregar tenham sido emitidos fora de Portugal, deverão os mesmos: a) ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa, OU b) conter a Apostilha emitida pela autoridade competente do país emitente, no caso de esse país ter aderido à Convenção Relativa à Supressão da Exigência de Legalização de Actos Públicos Estrangeiros (Conferência de Haia). Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.

3) Tem que ter realizado exames a disciplinas que substituem as provas de ingresso: áreas de História OU Português OU Matemática.
Para a candidatura em 2017 só são válidos exames realizados em 2017, 2016 ou 2015.



TITULARES DE CURSO 

Aviso de Abertura de Candidaturas

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO

Aviso de Abertura de Candidaturas

 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Este Regime de acesso destina-se aos candidatos titulares de um curso médio ou superior, português ou estrangeiro, ou indivíduos que frequentaram o Ensino Superior e que pretendam mudar de estabelecimento de ensino e/ou de curso (Mudança de Par Instituição/Curso), desde que não tenham sido admitidos ao ensino superior no ano letivo em que se candidatam e não sendo exigida aprovação a nenhuma unidade curricular.

Para os candidatos que acedam por Mudança de Par Instituição/Curso, é igualmente exigida uma das provas de ingresso 16-Matemática, ou 11-História, ou 18-Português, que pode ter sido realizada em qualquer ano.

A Faculdade de Direito reserva-se o direito de apenas admitir os candidatos em função da qualidade dos resultados demonstrados.

A candidatura por este regime implica a realização de uma prova, que constitui um pré-requisito de aptidão vocacional, na Universidade Católica Portuguesa, no qual o candidato terá de ser considerado apto. Após obter aprovação no pré-requisito, deve apresentar a candidatura à licenciatura em Direito mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de duas formas: presencialmente ou por correio.
 

Creditação da formação anterior

  • Se o candidato for proveniente de um curso de Direito, poderá obter creditações a um máximo de 120 ECTS.
  • Se o candidato for proveniente de outro curso, poderá ter automaticamente creditação a um máximo de 20 ECTS. Poderá igualmente obter creditação à unidade curricular instrumental de Inglês, no caso de ter um diploma oficial de nível B2 (CEFR) ou diploma equivalente reconhecido (Cambridge FCE, Cambridge-Michigan ECCE and ECPE, TOEFL1, IELTS2. Relativamente à unidade curricular instrumental de Tecnologias de Informação, não é possível a dispensa pelo sistema de creditações, sendo o aluno sempre obrigado a realizar um teste de diagnóstico até cumprir o requisito
 
1 Para equivalência ao nível B2, exige-se a classificação igual ou superior a 85 (escala 0-120) no caso de internet-based TOEFL (IBT) e igual ou superior a 170 (escala 0-300) no caso de computer-based TOEFL (CBT)
2 Para equivalência ao nível B2, exige-se a classificação igual ou superior a 7 (escala 0-9)

> VAGAS:

 

Mudança de Par Instituição/Curso: 2

Titulares de Curso: 2


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Direito, deve ser apresentada, após aprovação no pré-requisito, dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: Emailpresencialmente ou por correio.

 

Calendário para apresentação de candidaturas para o ano 2017/2018:

Candidatura

Resultados

Matrículas

26 jun a 1 set

5 set

7 e 8 set

 

 

 

 

Documentos a apresentar

 

Adicionalmente, para Mudança de Par Instituição/Curso:

  • Certidão com as disciplinas realizadas, respetiva classificação e ECTS ou quando não tenha realizado disciplinas, documento comprovativo de matrícula e inscrição no estabelecimento de ensino anterior (original ou cópia autenticada);
  • Ficha ENES ou equivalente, contendo uma das provas de ingresso (original ou cópia autenticada).
  • Boletim de candidatura (Form.7) (apenas para candidaturas presenciais ou por correio)

Adicionalmente, para Titulares de Curso Médio ou Superior

  • Certidão comprovativa da titularidade do curso médio ou superior, com indicação das disciplinas realizadas, respetivas classificações e ECTS, bem como da média final (original ou cópia autenticada).
  • Boletim de candidatura (Form.8) (apenas para candidaturas presenciais ou por correio)

 


> INSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CANDIDATURA
 

  • Por email:

          Poderá enviar os documentos acima indicados para candidaturas@porto.ucp.pt, entregando os documentos originais por correio ou presencialmente.

  • PresencialmenteOs documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » na  Secretaria,  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00).

                    » a partir de 26 de junho 2017: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

(Caso não tenha disponibilidade neste horário, atenderemos por marcação em horário conveniente ao candidato, para o que bastará enviar e-mail para candidaturas@porto.ucp.pt).

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão Serviços Académicos
A/c D. Rosa Lina Rocha
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal

 

O candidato receberá um email de confirmação de receção de candidatura, com informação relativa a pagamento (referência multibanco para candidatos residentes em Portugal ou NIB para candidatos residentes no estrangeiro). A candidatura só será efetiva quando o pagamento for realizado.

 



MAIORES DE 23 ANOS

Aviso de Abertura de Candidaturas

 

> CONDIÇÕES DE ACESSO

  • Completar 23 anos até 31 de Dezembro de 2016
  • Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior

Os candidatos são sujeitos a uma prova que se destina a aferir o preenchimento de requisitos mínimos nos domínios do raciocínio lógico e da expressão escrita. Esta prova terá lugar na Escola do Porto da Faculdade de Direito.


> VAGAS:

 

Nº Vagas: 2

 


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Direito, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: Emailpresencialmente ou por correio.

Calendário para apresentação de candidatura 2017/2018

Candidaturas

Prova

Entrevista

Resultados

Matrículas

26 jun a 14 jul

15 jul (10h)

18 e 19 jul

21 jul 26 a 28 jul

 

 

 

 

Documentos a apresentar

 


> INSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CANDIDATURA

  • Por email:

          Poderá enviar os documentos acima indicados para candidaturas@porto.ucp.pt, entregando os documentos originais por correio ou presencialmente.

  • PresencialmenteOs documentos acima referidos devem ser entregues:

                    » na  Secretaria,  de  2ª  a  6ª feira  (9h45-11h45  |  14h15-16h15  |  18h00-20h00).

                    » a partir de 26 de junho 2017: na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00).

(Caso não tenha disponibilidade neste horário, atenderemos por marcação em horário conveniente ao candidato, para o que bastará enviar e-mail para candidaturas@porto.ucp.pt).

  • Por correio: Os documentos acima referidos devem ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Católica Portuguesa
Gestão Serviços Académicos
A/c D. Rosa Lina Rocha
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal

O candidato receberá um email de confirmação de receção de candidatura, com informação relativa a pagamento (referência multibanco para candidatos residentes em Portugal ou NIB para candidatos residentes no estrangeiro). A candidatura só será efetiva quando o pagamento for realizado.