Listagens de Admissão

LISTAGENS DE ADMISSÃO

Os resultados de admissão serão disponibilizados aqui.

________________________________________________________________________________________________

FORMALIZAÇÃO DE MATRÍCULA

A matrícula tem que ser efetuada com a presença do aluno. Só em casos excecionais poderá ser permitida a realização da matrícula por outra pessoa em sua representação.

Caso o candidato seja menor de idade, terá que se fazer acompanhar pelo encarregado de educação.

Para formalizar a sua matrícula e inscrição em unidades curriculares, deverá dirigir-se aos Serviços Académicos no dia e hora indicados nas listagens de admissão. Caso não possa comparecer no dia indicado, agradecemos que nos comunique por email (candidaturas@porto.ucp.pt), solicitando reagendamento para outro dia, dentro do período destinado a matrículas. Se não comparecer sem qualquer aviso, faremos o reagendamento automático da matrícula para outra data, também dentro do período indicado. A comunicação da nova data será efetuada para o email do candidato.

Para a matrícula terá que trazer o boletim de vacinas com a vacina antitetânica atualizada (para validação).

No ato da matrícula terá que efetuar o pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (consulte a tabela de taxas e propinas)

 

HORÁRIOS

Os horários serão atribuídos no momento da matrícula. Chamamos a atenção para o facto de haver um número de vagas limitado em cada turma, pelo que a não comparência na matrícula no dia e hora indicados, limitam a possibilidade de escolha de horários.

As unidades curriculares opcionais têm um número de vagas mais limitado. Os estudantes deverão escolher uma destas unidades curriculares na matrícula, estando sujeitos às vagas existentes no momento.

NOTA: Este curso funciona em regime diurno e pós-laboral.

 

REQUISITOS EXTRACURRICULARES OBRIGATÓRIOS

Alertamos igualmente para os requisitos extracurriculares obrigatórios para a frequência e conclusão da licenciatura em Direito da Escola do Porto da Faculdade de Direito. Nenhum estudante completa a sua licenciatura sem obter nos referidos requisitos um aproveitamento positivo.

 

  • Inglês

O Teste Diagnóstico de Inglês (Exit Test) é um teste de escolha múltipla. O teste avalia a compreensão escrita (leitura), a expressão escrita, a estrutura gramatical e o vocabulário. Os alunos obtêm uma classificação final de aprovado (>80%) ou reprovado.  São aprovados os alunos que demonstrem, no mínimo, um domínio de nível intermédio alto no Inglês (upper intermediate level - B2 - Common European Reference Levels).

A aprovação no Teste Diagnóstico de Inglês (Exit Test) confere habilitação em Inglês requerida no Regulamento da FD para efeitos de conclusão da respetiva Licenciatura (requisito das licenciaturas da Faculdade de Direito). Para obter mais informação sobre os testes standard de avaliação de conhecimentos de Inglês, do tipo do teste diagnóstico de Inglês, poderá consultar o site www.cambridgemichigan.org/ecce (Exames de Universidade de Michigan e Cambridge University - Michigan - Cambridge Language Assessement; O ECCE é um exame de nível B2) e fazer o download de testes-tipo. O ECCE é um teste standard utilizado nas universidades americanas para avaliar os níveis de conhecimento de Inglês dos seus candidatos estrangeiros. O Teste Diagnóstico de Inglês (Exit Test) não é um exame ECCE. Todavia, tem um formato muito semelhante, no tipo de questões e nas áreas de linguagem avaliadas.

O teste de diagnóstico (duração de 2 horas) será realizado em Setembro, após o início das aulas em data e hora a divulgar. Os alunos que reprovarem poderão inscrever-se novamente em exame que se realiza semestralmente, sem qualquer pagamento adicional. Em alternativa poderão inscrever-se no curso de Inglês do nível em que forem colocados (como resultado do teste), oferecido na Católica Porto. Posteriormente será divulgado o processo de inscrição nas turmas assim como os horários de funcionamento e custos associados.

Os estudantes que comprovem ser titulares do First Certificate da Universidade de Cambridge podem solicitar a creditação, mediante requerimento.

 

  • Tecnologias de Informação

Objetivos Gerais

  • Identificar fatores de mudança propiciados pela tecnologia na sociedade da informação.
  • Explorar aplicações informáticas que potenciem a produtividade e a qualidade do trabalho.
  • Desenvolver capacidades de procurar, selecionar e interpretar a informação.
  • Explorar tecnologia colaborativamente.

 

Programa

  1. Explicitação do Conhecimento
  • Criar Mapas de conceitos
  • Exportar e Reutilizar Mapas sobre a forma de documentos de texto e websites
  • Gerir documentos de um processo ou projeto via mapa de conceitos.
  1. Processamento de Texto
  • Utilização de Estilos
  • Índices de conteúdo e Remissivos automáticos
  • Legendas Automáticas
  • Referências Cruzadas
  • Uso de Secções
  • Integração de múltiplos documentos
  • Trabalho colaborativo
  • Mailing
  1. Folha de Cálculo
  • Fórmulas e Funções elementares
  • Gráficos
  • Integração dinâmica de dados em documentos geridos pelo processador de texto
  1. Apresentações Eletrónicas
  • Estrutura da informação e gestão de recursos
  • Operar com slide master
  • Encapsular documentos (DOC, PDF)
  • Apresentações sequenciais e hierárquicas
  • Interatividade
  • Integração de múltiplos média

 

O teste diagnóstico será realizado em Setembro, após o início das aulas em data e hora a divulgar. Os alunos que reprovarem poderão inscrever-se novamente em exame que se realiza semestralmente, sem qualquer pagamento adicional. Em alternativa poderão inscrever-se no curso de Tecnologias de Informação oferecido na Católica Porto. Posteriormente será divulgado o processo de inscrição nas turmas assim como os horários de funcionamento e custos associados.

 


ESTATUTO DE TRABALHADOR ESTUDANTE

O estudante que pretenda usufruir do Estatuto de Trabalhador-Estudante durante o ano letivo deverá efetuar um requerimento eletrónico à Direção, entre os dias 1 a 31 de outubro de 2018 (candidatos admitidos no 1º semestre) ou entre os dias 1 a 31 de março de 2019 (candidatos admitidos no 2º semestre), com o pedido de reconhecimento deste Estatuto. Deve igualmente entregar na secretaria, nesse período, o respetivo comprovativo da qualidade de trabalhador, conforme indicado no documento "Regulamento dos Trabalhadores-Estudantes na Escola de Direito da Universidade Católica (Porto)". Para se inteirar de todas as condições e regalias associadas a este estatuto, deve ler atentamente os seguintes documentos

Regulamento dos Trabalhadores-Estudantes na Escola de Direito da Universidade Católica (Porto)

Despacho 2/11- Alteração Regulamento