Listagens de Admissão

> LISTAGENS DE ADMISSÃO

 

 

 

 

     

     


    > FORMALIZAÇÃO DA MATRÍCULA

    A matrícula tem que ser efetuada com a presença do aluno. Só em casos excecionais poderá ser permitida a realização da matrícula por outra pessoa em sua representação.

    Caso o candidato seja menor de idade, terá que se fazer acompanhar pelo encarregado de educação.

    Para formalizar a sua matrícula, deverá dirigir-se aos Serviços Académicos no dia e hora indicados nas listagens de admissão. Caso não possa comparecer no dia indicado, agradecemos que nos comunique por email (candidaturas@porto.ucp.pt), solicitando reagendamento para outro dia, dentro do período destinado a matrículas. Se não comparecer sem qualquer aviso, faremos o reagendamento automático da matrícula para outra data, também dentro do período indicado. A comunicação da nova data será efetuada para o email do candidato.

    Para a matrícula terá que trazer o boletim de vacinas com a vacina antitetânica atualizada (para validação).

    No ato da matrícula terá que efetuar o pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (consulte a tabela de taxas e propinas)

     

    > HORÁRIOS

    Os horários são atribuídos pela Católica Porto Business School aos estudantes no momento da matrícula.

    Este curso apenas funciona em regime diurno.

    Início das atividades letivas: 3 de setembro (para novos alunos)

     

    > REQUISITOS EXTRACURRICULARES OBRIGATÓRIOS

    Para a obtenção do grau de licenciado em Economia ou em Gestão, para além de completar o plano de estudos, o estudante tem de cumprir os seguintes requisitos:

    • Aprovação nos requisitos curriculares instrumentais de Inglês e Informática (Folha de Cálculo e Processamento de Texto)
    • Aprovação na unidade curricular adicional (sem ECTS), Cristianismo, Culturas e Organizações

    Inglês

    O teste diagnóstico de Inglês é um teste de escolha múltipla. O teste  avalia a compreensão oral (auditiva), a  compreensão escrita (leitura), a  expressão escrita (não  sendo  exigida uma composição), a estruturação gramatical e o vocabulário. Os alunos obtêm uma classificação final de aprovado (>60%) ou  reprovado. São aprovados os alunos que demonstrem, no mínimo, um domínio  de nível intermédio no Inglês (upper intermediate level - B2 - Common European Reference Levels). A aprovação no teste diagnóstico de Inglês  confere a habilitação em  Inglês requerida no Regulamento da Católica Porto Business School para efeitos de conclusão da respetiva  licenciatura (requisito extracurricular das licenciaturas da Católica Porto Business School, Art. 4º do Regulamento sobre a Progressão nas Licenciaturas em Economia e Gestão).
    Para obter mais informação sobre testes  standard  de avaliação de conhecimentos  de Inglês, do tipo do teste diagnóstico de  Inglês, poderá consultar o site  www.toefl.com  ou www.lsa.mich.edu/eli (Exames de Universidade de Michigan  e Cambridge University - Cambridge Michigan Language Assessment  (www.cambridgemichigan.org);  o  ECCE  -  Examination for the Certificate of Competency in English  -  é um B2 nível exame) e fazer o  download  de  testes tipo.

    O TOEFL e o ECCE são os testes  standard  utilizados nas universidades  americanas para avaliar os níveis de  conhecimento de Inglês dos seus  candidatos estrangeiros.  Salientamos que o  teste diagnóstico de Inglês não é um exame TOEFL ou um ECCE.  Todavia, tem  um formato muito semelhante, no tipo de questões e nas áreas de linguagem avaliadas. Contudo, o estudante pode ser dispensado do teste diagnóstico mediante a apresentação de um diploma oficial nivel B2 (CEFR) ou diploma equivalente reconhecido (Cambridge FCE, Cambridge-Michigan ECCE e ECPE, TOEFL, IELTS). Para tal, terá que fazer um requerimento de pedido de equivalência no ato da matrícula, juntando uma cópia do diploma.
    O teste diagnóstico de Inglês corresponde ao  Exit Test  oferecido no âmbito dos cursos de Inglês lecionados no Centro Regional do Porto (CRP). Para colocação dos estudantes nas turmas/níveis de Inglês mais adequados nos cursos de inglês lecionados  no  CRP, os estudantes têm que realizar um outro teste  -  teste de colocação (Diagnostic Placement Test), em data a anunciar oportunamente.

    Para ter uma noção mais concreta do conteúdo, pode consultar os exemplos de testes diagonóstico de Inglês da Católica Porto Business School.

    • Informática

    Os módulos de informática folha de cálculo e processamento de texto constituem requisitos extracurriculares das licenciaturas da Católica Porto Business School. Previamente ao início de cada semestre, todos os estudantes são obrigatoriamente sujeitos a testes diagnóstico em folha de cálculo e em processamento de texto, até que se verifique que cumprem estes dois requisitos. Os primeiros testes diagnóstico são gratuitos. Os restantes, caso sejam necessários, são objeto de pagamento. As  não comparências dos estudantes aos testes diagnóstico são tratadas como reprovações.
    Nos módulos de informática, não há lugar a dispensa dos testes diagnóstico mediante a apresentação de certificados de habilitações. A inscrição obrigatório no Teste diagnóstico de Folha de Cálculo só será efetuada após o estudante ter realizado 60 créditos ECTS com aproveitamento.

    a) Processamento de Texto:

    - Edição e formatação de texto;
    - Inserção e formatação de tabelas e de objetos externos;
    - Secções;
    - Paginação;
    - Formatação de estilos;
    - Referências cruzadas;
    - Estruturação de «master e sub-documents»;
    - Mailings personalizados;
    - Índices automáticos: remissivos, de conteúdo, figuras e tabelas;
    - Formulários e proteção de acessos;
    - Formatação em html.
     

    b) Folha de Cálculo:

    - Noção de Workbook;
    - Endereços Relativos e Absolutos;
    - Formatação de Dados;
    - Ordenação e Ativação de Filtros em Listas;
    - Fórmulas e Funções;
    - Funções de Bases de Dados;
    - Funções Estatística;
    - Funções de Texto;
    - Funções Lógicas;
    - Funções de Pesquisa e Referência;
    - Tabelas de simples e dupla entrada;
    - Exploração de Datas;
    - Atingir Objetivo (What If...Goal Seek);
    - Gráficos.

    Para ter uma noção mais concreta do conteúdo, pode consultar os exemplos de teste diagnóstico de Folha de Cálculo da Católica Porto Business School e os exemplos de teste diagnóstico de Processamento de Texto da Católica Porto Business School

     

    Cristianismo, Culturas e Organizações

    A realidade contemporânea da vida económica e empresarial depara-se crescentemente com a responsabilidade de conviver com uma diversidade de culturas e tradições religiosas sem suscitar desigualdades ou ferir a coesão social indispensável à realização dos diversos projetos coletivos. O conhecimento, ainda que introdutório, dessas culturas e tradições é o requisito mínimo para uma resposta bem-sucedida aos desafios a encontrar nas organizações globais de hoje. Esta literacia religiosa deverá ser acompanhada por uma reflexão sobre a relação entre o fenómeno religioso e o fenómeno económico empresarial, com particular atenção aos desafios da diversidade religiosa nas organizações e no trabalho e às exigências naturais de uma Universidade Católica.

     

    Frequência de unidades curriculares em inglês

    Várias das disciplinas das Licenciaturas em Economia e Gestão são lecionadas em português e em inglês. O investimento que a Católica Porto Business School tem feito no ensino em inglês está em consonância com as expectativas do mercado de trabalho. Assim, é altamente provável que cada aluno tenha por semestre uma ou mais disciplinas lecionadas em inglês.