CANDIDATURAS 2019/2020

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Os candidatos devem cumprir cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  • Ter realizado pelo menos uma das provas de ingresso abaixo indicadas, em 2019, 2018 ou 2017:
 
Prova de ingresso 2019 Exames realizados nos anos de 2019, 2018 e/ou 2017 que servem como prova de ingresso para acesso ao ensino superior em 2019
16 - Matemática 635-Matemática A ou 735 - Matemática B
02 - Biologia e Geologia 702 - Biologia e Geologia
07 - Física e Química 715 - Física e Química A

 

Cálculo da Nota de Candidatura

A nota de candidatura aos cursos é calculada de acordo com a seguinte fórmula:

Classificação final do curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente (minimo de 100 pontos numa escala de 0 a 200) 60%
Classificação da prova de ingresso (minimo de 95 pontos numa escala de 0 a 200) 40%

A Escola Superior de Biotecnologia reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura superior a 100 pontos, em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.

Não existem pré-requisitos.

 


> VAGAS 

Nº de vagas: 35

Nº de Vagas supranumerárias: 2
Destinadas a Portadores de deficiência física ou sensorial, Praticantes desportivos de alto rendimento e Filhos de colaboradores permanentes, em regime de tempo integral, e de insignes benfeitores da Universidade. Consulte mais informações aqui

NOTA: Este curso apenas funciona em regime diurno.


 A candidatura à licenciatura em Bioengenharia, deve ser apresentado dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de três formas: online, presencialmente ou por correio.

 

Calendário

Fase Candidaturas Resultados Matrículas
1ª Fase 03 jun a 19 jul 23 jul 25 jul a 02 ago
2ª Fase 23 jul a 07 ago 09 ago 26 ago a 02 set
3ª Fase 12 ago a 10 set 12 set 13 set e  14 set (manhã)

Início das aulas: 3 de setembro (1ª  e 2ª Fases) | 16 de setembro (3ª Fase)

Documentos a apresentar:

 

  • Um dos seguintes documentos conforme tenha realizado o ensino secundário português (a) ou estrangeiro (b):
a) Se concluiu o ensino secundário português em Portugal - Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário) obrigatoriamente emitida em 2019(1) (solicitar no estabelecimento de ensino secundário)
b) Se concluiu o ensino secundário estrangeiro, em Portugal ou noutro país (consulte os diplomas e exames estrangeiros aceites aqui) - Diploma de conclusão do ensino secundário estrangeiro(2) (com indicação da classificação final e de cada um dos exames realizados) E Certidão de equivalência ao ensino secundário português(3)
(1)Os exames nacionais da 2ª fase podem ser usados em qualquer fase de candidaturas, desde que figurem na ficha ENES.
(2)Certidões emitidas fora de Portugal, deverão conter a Apostilha (ver aqui mais informação) ou ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país de origem do documento. Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução oficial (efetuada nos termos previstos na lei notarial).
(3)A certidão de equivalência é obtida numa uma escola secundária portuguesa. Veja informações aqui

 

NOTAS

atualização da Ficha ENES de candidatos que se encontram nas condições abaixo indicadas deverá ser efetuada impreterivelmente até ao dia 28 de agosto:

i) Candidatos não admitidos nas duas primeiras fases, que melhoraram a classificação no âmbito de revisão de provas: serão admitidos desde que a nota de candidatura atualizada tenha resultado igual ou superior ao último admitido na fase ou fases anteriores a que se candidataram e poderão ser considerados para atribuição de bolsas de mérito sobrantes, se cumprirem as condições de elegibilidade. Os Resultados serão publicados a 29 de agosto.

ii) Aos candidatos admitidos na 1ª fase, que tenham obtido melhor classificação na 2ª fase ou candidatos admitidos numa das duas primeiras fases, cuja classificação tenha melhorado após processos de revisão de prova, poderão ser considerados para atribuição de bolsas de mérito se cumprirem as condições de elegibilidade. Estes resultados serão publicados igualmente a 29 de agosto.

Candidatos do ensino estrangeiro em Portugal, que se tenham candidato à 1ª ou 2ª fases e cujos resultados sejam disponibilizados após o término de ambas as fases, deverão entregar o certificado de conclusão do ensino secundário até ao dia 28 de agosto. Serão admitidos aqueles cuja nota de candidatura seja igual ou superior ao último admitido na fase ou fases a que se candidataram, poderão ser considerados para atribuição de bolsas de mérito se cumprirem as condições de elegibilidade. Estes resultados serão publicados igualmente a 29 de agosto.


» Candidatura Online

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura.
 

 

» Candidatura Presencial

Os documentos acima referidos devem ser entregues na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-18h00).

 

 


 

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO - Aviso de Abertura de Candidaturas

TITULARES DE CURSO - Aviso de Abertura de Candidaturas

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Este Regime de acesso destina-se aos candidatos titulares de um curso médio ou superior, português ou estrangeiro, ou indivíduos que frequentaram o Ensino Superior e que pretendam mudar de estabelecimento de ensino e/ou de curso (Mudança de Par Instituição/Curso), desde que não tenham sido admitidos ao ensino superior no ano letivo em que se candidatam e não sendo exigida aprovação a nenhuma unidade curricular.

Para os candidatos que acedam por Mudança de Par Instituição/Curso, é igualmente exigida uma das seguintes provas de ingresso: 02-Biologia e Geologia, ou 7-Física e Química, ou 16-Matemática, que pode ter sido realizada em qualquer ano.

Os candidatos poderão efectuar o seu pedido de ingresso no prazo normal de candidatura e serão avaliados em função de critérios, como a nota do 12º ano, o desempenho académico no estabelecimento de ensino superior de origem e a realização de uma entrevista.

Os candidatos são seriados tendo por base os critérios estabelecidos e o nº de vagas definido. São admitidos os melhores candidatos até ao limite de vagas estabelecido.


> VAGAS

Mudança de Par Instituição/Curso: 4

Titular de curso: 1


 > COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Bioengenharia, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário

Fase Candidaturas Entrevista Resultados Matrículas
1ª Fase 03 jun a 18 jul

15 a 19 jul (15h-19h)

26 jul 30 jul a 02 ago
2ª Fase 05 ago a 5 set

06 e 09 set (15h-19h)

10 set 11 e 12 set
 
Início das aulas: 3 de setembro (1ª  Fase) | 16 de setembro (2ª Fase)
 
Documentos a apresentar:

Adicionalmente, para Mudança de Par Instituição/Curso

  • Certidão com as disciplinas realizadas, respetiva classificação e ECTS ou quando não tenha realizado disciplinas, documento comprovativo de matrícula e inscrição no estabelecimento de ensino anterior
  • Ficha ENES ou equivalente, contendo uma das provas de ingresso (original ou cópia no prazo de candidatura, podendo o original ser entregue até à matrícula)

Adicionalmente, para Titulares de Curso Médio ou Superior

  • Certidão comprovativa da titularidade do curso médio ou superior, com indicação das disciplinas realizadas, respetivas classificações e ECTS, bem como da média final

 


» Candidatura Online

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura. 
 


 

» Candidatura Presencial

Os documentos acima referidos devem ser entregues na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-18h00) ou noutro horário por marcação (candidaturas@porto.ucp.pt).

 


 

 

MAIORES DE 23 ANOS

Aviso de Abertura de Candidaturas

> CONDIÇÕES DE ACESSO

  • Completar 23 anos até 31 de Dezembro de 2018
  • Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior

Os candidatos são sujeitos a uma prova especial, que tem lugar na Escola Superior de Biotecnologia e cobre as seguintes áreas:

Matemática
a) Cálculo de áreas e volumes
b) Noções básicas de Trigonometria
c) Análise de gráficos e tabelas
d) Cálculos aritméticos elementares

Biologia
a) Organização geral das células
b) Evolução; agentes de evolução
c) Respiração celular

Química
a) Constituição da matéria (átomos, moléculas, iões)
b) Acerto de equações químicas

 

Para além destas áreas, a prova escrita contempla ainda a capacidade de interpretação e de expressão escrita, quer em língua portuguesa, quer em língua inglesa.

 

Consulte o Regulamento de Acesso para Maiores de 23 Anos aqui.


> VAGAS 

Nº de vagas: 3

NOTA: Este curso apenas funciona em regime diurno.


> COMO FAZER A CANDIDATURA

A candidatura à licenciatura em Bioengenharia, deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário

Fase Candidaturas Prova Entrevista Resultados Matrículas
1ª Fase 03 jun a 18 jul 22  jul (10h00) 24 jul 26 jul 30 jul a 02 ago
2ª Fase 05 ago a 10 set 11 set (10h00) 12 set 12 set 13 set

Início das aulas: 3 de setembro (1ª Fase) | 16 de setembro (2ª Fase)

Documentos a apresentar:

  • Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia de documento de Identificação e do Cartão de Contribuinte
  • Curriculum Vitae (CV) escolar e profissional actualizado e assinado;
  • Documentos (diplomas, certificados de habilitações, cartas de recomendação) que o candidato considere úteis para demonstrar o CV apresentado;
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior e/ou de um curso superior.
  • Pagamento de uma taxa: (consultar o separador "Propinas")

 


» Candidatura Online

Antes de submeter a sua candidatura online, deve assegurar-se de que as candidaturas ao curso que pretende se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a apresentar, submetendo-os quando efetuar a sua candidatura online, garantindo sempre que os documentos para os quais é exigido original ou cópia autenticada, são enviados por correio ou entregues presencialmente, dentro do prazo de candidatura. 

 

 

» Candidatura Presencial

Os documentos acima referidos devem ser entregues na Loja do Candidato, de 2ª a 6ª feira (9h30-18h00) ou noutro horário por marcação (candidaturas@porto.ucp.pt).


> INÍCIO DO ANO LETIVO 2019/2020

2 de setembro