Universidade Católica Portuguesa - Porto
Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

CANDIDATURAS 2018/2019

> CONDIÇÕES DE ACESSO

Para aceder ao Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão é necessário ter sido admitido previamente à Licenciatura em Direito e à Licenciatura em Gestão.
 

Acesso à Licenciatura em Gestão

  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Ter realizado a prova de ingresso (19) Matemática A, em 2018, 2017 ou 2016.
     

Acesso à Licenciatura em Direito

  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Ter realizado, na Universidade Católica Portuguesa, o pré-requisito de aptidão vocacional com resultado apto;
  • Ter realizado pelo menos uma das seguintes provas de ingresso - (11) História, ou (16) Matemática A ou B, ou (18) Português -  em 2018, 2017 ou 2016.

Após ter sido admitido a ambas as licenciaturas, estará em condições de ser seriado para o acesso ao Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão.

 


> VAGAS

nº vagas: 35

 


> CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

Licenciatura em Gestão
60% - Média do ensino secundário | 40% - Nota da Prova de ingresso - Matemática A

Licenciatura em Direito
60% - Média do ensino secundário | 40% - Nota da Prova de ingresso com melhor classificação

 

Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

60% - Média do ensino secundário
20% - Nota da Prova de ingresso que permitiu o acesso a Gestão – Matemática A
20% - Nota da Prova de ingresso que permitiu o acesso a Direito

Minimo de 100 pontos, numa escala de 0 a 200, na média do ensino secundário e nas provas de ingresso


> CALENDÁRIO DE INSCRIÇÃO EM PRÉ-REQUISITO / CANDIDATURAS 2018/2019



Os candidatos elegíveis, não admitidos a cada uma das licenciaturas, em cada uma das fases, transitam automaticamente para a fase seguinte.

Se o candidato não for admitido ao Programa de dupla licenciatura em Direito e Gestão (apesar de ter sido admitido a cada uma das licenciaturas), deverá optar por frequentar apenas uma das licenciaturas, seguindo o plano de estudos geral.

 


> DOCUMENTOS

Inscrição na prova de pré-requisito de Direito

A inscrição na prova deve ser instruída mediante apresentação da documentação indicada seguidamente.

A inscrição no Pré-Requisito dos candidatos que pretendam candidatar-se à Dupla Licenciatura deve ser feita presencialmente, na Secretaria dos Serviços Académicos, por email (candidaturas@porto.ucp.pt), ou por correio, enviando toda a documentação necessária.

Candidatura ao Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão

A candidatura deve ser instruída mediante apresentação da documentação indicada seguidamente. Para que a candidatura seja efetuada, é necessário ter ficado previamente apto na prova de pré-requisito necessária para acesso a Direito.

  • Ficha de candidatura (Form. 2) (apenas para candidaturas por correio);
  • Ficha ENES emitida em 2018 com as provas de ingresso exigidas em cada uma das licenciaturas (original ou cópia no prazo de candidatura, podendo o original ser entregue até à matrícula)*
  • Pagamento de uma taxa de candidatura no valor de 160€ (valor indicativo, poderá sofrer alterações).

A candidatura deve ser feita presencialmente, na Loja do Candidato, ou por correio.

*Nota: Devem entregar a Ficha ENES atualizada, impreterivelmente até ao dia 29 de agosto, os candidatos que tenham solicitado reapreciação do exame nacional (1ª ou 2ª fase) e cujo resultado implique:      

a) no caso de candidatos não admitidos, a alteração da nota de candidatura para pontuação superior à apresentada anteriormente;  

b) no caso de candidatos admitidos, a alteração da nota de candidatura para pontuação que os torne elegíveis para eventual atribuição de bolsa de mérito.

 


JÁ FREQUENTA A LICENCIATURA EM DIREITO OU EM GESTAO E PRETENDE TRANSITAR PARA O PROGRAMA DE DUPLA LICENCIATURA
 

Se já é aluno da Licenciatura em Direito e está interessado em transitar para o Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão, deve candidatar-se à licenciatura em Gestão, dentro dos prazos indicados, mediante a apresentação da Ficha ENES emitida em 2018, com o exame de Matemática A realizado em 2018, 2017 ou 2016 (deve solicitar a emissão da mesma na escola secundária que frequentou).

Será seriado juntamente com os restantes candidatos, considerando a nota de Matemática A e a nota da prova de ingresso com que foi admitido a Direito (mesmo que esta última tenha sido realizada em ano anterior a 2016).
 

Se já é aluno da Licenciatura em Gestão, e está interessado em transitar para o Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão, deverá realizar o pré-requisito de Direito (procedendo à inscrição conforme referido acima). Se considerado apto, deve candidatar-se à licenciatura em Direito, dentro dos prazos indicados, mediante a apresentação da Ficha ENES emitida em 2018, com uma das provas de ingresso exigidas, realizadas em 2018, 2017 ou 2016 (deve solicitar a emissão da mesma na escola secundária que frequentou).

Será seriado juntamente com os restantes candidatos, considerando a nota de Matemática A (com que foi admitido à licenciatura em Gestão) e a nota da prova de ingresso com que foi admitido a Direito.

 

Se é aluno da Licenciatura em Economia, e está interessado em transitar para o Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão, deverá realizar o pré-requisito de Direito (procedendo à inscrição conforme referido acima). Se considerado apto, deve candidatar-se à licenciatura em Direito, dentro dos prazos indicados, mediante a apresentação da Ficha ENES emitida em 2018, com uma das provas de ingresso exigidas, realizadas em 2018, 2017 ou 2016 (deve solicitar a emissão da mesma na escola secundária que frequentou). Terá igualmente que fazer um requerimento online a solicitar a transferência de Economia para Gestão, fazendo referência à candidatura ao Programa de Dupla Licenciatura.

Será seriado juntamente com os restantes candidatos, considerando a nota de Matemática A (com que foi admitido à licenciatura em Economia) e a nota da prova de ingresso com que foi admitido a Direito.
 

Para estas situações, a Taxa de Candidatura é de 80€ (valor indicativo, poderá sofrer alterações).

 

Creditação de Unidades Curriculares realizadas

Se for admitido ao Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão, ficará dispensado da realização das unidades curriculares que frequentou com aproveitamento na Licenciatura em Direito ou na Licenciatura em Gestão, e que pertençam igualmente ao Programa de Dupla Licenciatura.

 


CONTACTOS

Morada

Universidade Católica Portuguesa
Gestão Serviços Académicos - Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal

Loja do Candidato

2ª a 6ª feira (9h30-13h00 | 14h30-18h00)

Caso não tenha disponibilidade neste horário, atenderemos por marcação em horário conveniente ao candidato, para o que bastará enviar e-mail para candidaturas@porto.ucp.pt.

Telefone | Email

Responsável:Andreia Vale (avale@porto.ucp.pt)
Tel: 351 800 105 632  |  226 196 206
Email: candidaturas@porto.ucp.pt