Licenciatura em Conservação e Restauro

PrintPrint

ADMITE ALUNOS ORIUNDOS DE TODAS AS ÁREAS DO ENSINO SECUNDÁRIO

VALORIZA UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR, ENTRE AS ARTES, AS HUMANIDADES E AS CIÊNCIAS

PROMOVE EXPERIÊNCIAS CONCRETAS EM AMBIENTE EXTERIOR AO AMBIENTE ACADÉMICO

O que se espera de quem ingressa neste curso?

• Interesse pelo património artístico e cultural antigo e contemporâneo.
  • Interesse por uma formação diversificada teórico-prática.
  • Espírito curioso e aberto à investigação e gosto pela resolução de problemas.
  • Vontade de trabalhar em equipa com profissionais da mesma área e de outras áreas do conhecimento.
  • Gosto pelo trabalho em diferentes contextos: oficinas, trabalho in situ, laboratórios.
  • Destreza manual, acuidade visual e coordenação motora.

O que oferece o curso de conservação e restauro?

• Conhecimentos teórico-práticos, vocacionados para a preservação da arte e do património, enquadrados por uma visão multidisciplinar que cruza saberes das artes e das ciências exatas.
  • Formação de caráter generalista que permite compreender as técnicas artísticas, a composição e o comportamento de materiais, conhecer a sua degradação e executar os tratamentos mais adequados à sua conservação.
  • Intervenção em obras reais, em oficina e supervisionadas pelos professores, aprendizagem complementada com aulas de exame e diagnóstico em laboratório e aulas teóricas de contextualização e enquadramento histórico e teórico.

Oportunidades:

- Participação em campanhas de Verão
- Estadias Erasmus em escolas e universidades europeias
- Participação em workshops, master classes e outras acções de formação avançada promovidas pela Escola, em condições vantajosas
- Os estudantes da Escola das Artes beneficiam da existência, na Escola das Artes, do CENTRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO que realiza projetos de referência, e do acesso a toda a informação divulgada a seu propósito. Aí podem estagiar alunos e muitos ex-alunos colaboram regularmente nas suas atividades.

Que saídas profissionais?

• Integra equipas em instituições culturais públicas ou privadas, como museus, galerias, arquivos, bibliotecas, fundações, monumentos, etc., que disponham de oficinas, laboratórios de conservação e restauro ou que desenvolvam programas de conservação preventiva.
  • Integra equipas de empresas privadas de conservação e restauro.
  • Participa em equipas multidisciplinares na reabilitação do património edificado e integrado e nas intervenções de preservação da arte e do património antigo e contemporâneo.

Como e porquê prosseguir estudos?

O estatuto de licenciado permite trabalhar sob a supervisão de um conservador-restaurador que tenha grau académico igual ou superior a mestrado.
O Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, com a duração de 2 anos, confere uma especialização que permite o ingresso na vida profissional, de forma autónoma e individual.

A Escola das Artes é membro pleno da rede europeia para a educação em conservação e restauro (ENCoRE) e segue as diretrizes da confederação europeia das associações de conservadores restauradores (E.C.C.O.), sendo reconhecida a nível europeu.

Programas ERASMUS

Universidad Complutense de Madrid Espanha
Universidad Politécnica de Valencia Espanha
Escuela de Arte y Superior de Conservación y Restauración de Bienes Culturales de Valladolid Espanha
Escuela de Arte y Superior de Conservácion y Restauración de Bienes Culturales León Espanha
Escuela Superior de Arte del Principado de Asturias (ESAPA) Espanha
Escuela Superior de Conservación e Restauración de Bens Culturais de Galicia Espanha
Escuela Superior de Conservación e Restauración de Bens Culturais de Madrid Espanha
Universitat de Barcelona Espanha
Universidad de Burgos Espanha
École Nationale des Arts Superieus la Cambre Bélgica
Ecole Supérieure des Arts Saint-Luc Liège Bélgica
Nicolaus Copernicus University Polónia
Helsinki Metropolia of Applied Sciences Finlândia
Universidade Católica de Brasília Brasil
Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Brasil

Área de Estudos:
Grau de Ensino:
1º Ciclo
Regime:
Diurno
ECTS:
Campus:
Campus Foz
Bolsas e Prémios:

Bolsas da Direção Geral do Ensino Superior »

Apoio Social da Católica Porto »

Bolsas de Mérito »

Adequadas à situação de cada candidato que pode solicitar o estudo do seu caso e avaliar as possibilidades de apoio de que dispõe.

Consulte ESTUDANTES E EMPREGABILIDADE

t | + 351 22 619 62 26