Reconhecimentos de Grau

Em Portugal existem três tipos de reconhecimento:

 

RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO
É o ato que permite reconhecer genericamente um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro, cujo nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos graus portugueses de licenciado, mestre e doutor ou de diploma de técnico superior profissional, que conste do elenco de graus e diplomas fixado pela comissão de reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros. Verifique aqui se o seu curso poderá estar sujeito a este processo.

RECONHECIMENTO DE NÍVEL
É o ato que permite reconhecer por comparabilidade, de forma individualizada, um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro como tendo um nível correspondente a um grau académico ou diploma de ensino superior português.

RECONHECIMENTO ESPECÍFICO
É o ato que permite reconhecer um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro idêntico a um grau académico ou diploma de ensino superior português, através de uma análise casuística do nível, duração e conteúdo programático, numa determinada área de formação, ramo de conhecimento ou especialidade.

Para saber qual o tipo de reconhecimento que poderá ser aplicado ao seu diploma, consulte a informação disponível aqui.

O Reconhecimento, independentemente do seu tipo e da instituição onde pretende submeter o seu pedido, é solicitado pelo titular do Diploma, no site da Direção Geral do Ensino Superior, através do preenchimento deste formulário online.

Caso necessite de algum esclarecimento adicional relativamente a pedidos a efetuar à Universidade Católica Portuguesa, por favor contacte info@reitoria.ucp.pt.