Informações Gerais
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CANDIDATURAS 2021/22 - a partir de 15 de fevereiro de 2021 - Aviso de Abertura disponível aqui
O Mestrado em Cinema da Escola das Artes é uma formação avançada em cinema contemporâneo, permitindo aos alunos desenvolver as suas competências criativas e técnicas a partir de projetos individuais. Ao longo dos dois anos, os alunos poderão escolher um foco específico de trabalho – quer seja num cinema mais “clássico”, quer seja em projetos instalativos – ao mesmo tempo que serão imersos no pensamento artístico contemporâneo, desafiados a entender as diversas modalidades das imagens em movimento e a forma como o cinema é um lugar de reflexão sobre o mundo.
Candidaturas
ANO LETIVO 2021/22
Aviso de Abertura - disponível aqui
1 Verifique se é Elegível
São elegíveis os candidatos que se encontrem numa das seguintes situações:
-
Titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal (na área do cinema, audiovisual, fotografia, multimédia, artes plásticas, arquitetura, design, engenharias, etc.);
-
Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
-
Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola das Artes;
-
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola das Artes como atestando capacidade para realização do mestrado, nos termos legais.
2 Verifique os Prazos e Vagas
CANDIDATURAS 2021/22
Fase |
Candidatura |
Entrevista
(se necessário)
|
Resultados |
Matrículas |
Início das aulas |
1ª Fase |
15 fev a 14 abr |
20 abr |
22 abr |
26 a 28 abr |
11 de outubro |
2ª Fase |
26 abr a 30 jun |
6 jul |
8 jul |
12 a 14 jul |
3ª Fase |
5 jul a 22 set |
27 set |
29 set |
01 a 06 out |
A abertura de concurso para a 2ª e 3ª fases depende do número de vagas sobrantes da 1ª e 2ª fases, respetivamente.
VAGAS: 20 (A abertura do curso está sujeita a um número mínimo de alunos)
3 Reúna os Documentos
-
Certidão de conclusão de Licenciatura* (discriminado, com indicação de unidades curriculares, classificações obtidas, ECTS e classificação final) – Só para licenciados externos à UCP.
Se ainda não concluiu a licenciatura ou já terminou mas não tem a certidão final, deve substituir a certidão de grau por pelos seguintes documentos:
- Certificado de Unidades Curriculares (UCs) realizadas / Fichia curricular (se não tiver um documento validado oficialmente poderá entregar informação retirada da sua área de estudante na universidade de origem), e
- Uma das seguintes declarações conforme a situação: Declaração de honra - candidatos sem licenciatura conluída ou Declaração de honra - candidatos com licenciatura concluída mas sem certidão
Os documentos emitidos noutros países terão que ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostilha de Haia.
Quando se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.
4 Submeta a Candidatura
Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas.

Atendimento por marcação aceda aqui
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Morada
Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
5 Efetue o Pagamento
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa ter sido comprovado pela UCP, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências Multibanco indicadas na informação final da candidatura, e enviar comprovativo do pagamento para (candidaturas@porto.ucp.pt)
Consulte no separador Taxas e Propinas, informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.
6 Consulte os Resultados
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos (ver passo ❷), sendo apresentados com uma das seguites designações:
-
“Admitido” - se o candidato for admitido sem qualquer condição
-
“Admitido condicionalmente” - ficando a admissão dependente da conclusão da licenciatura e apresentação dos respetivos documentos comprovativos na data estipulada
-
“Remetido para a Fase Seguinte” - será avaliado na fase seguinte em igualdade de circunstância com os novos candidatos que surjam nessa fase
-
“Não Admitido”
Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).
7 Efetue a Matrícula
As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
-
Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
-
Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
-
Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
-
Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
-
Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Pressupõe-se desistência do candidato no caso da não formalização da matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações, deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
Mudança de par Instituição/Curso
1 Verifique se é Elegível
2 Verifique os Prazos e Vagas
3 Reúna os Documentos
4 Submeta a Candidatura
5 Efetue o Pagamento
6 Consulte os Resultados
7 Efetue a Matrícula
Titular de Curso
1 Verifique se é Elegível
2 Verifique os Prazos e Vagas
3 Reúna os Documentos
4 Submeta a Candidatura
5 Efetue o Pagamento
6 Consulte os Resultados
7 Efetue a Matrícula
Maiores de 23 Anos
1 Verifique se é Elegível
2 Verifique os Prazos e Vagas
3 Reúna os Documentos
4 Submeta a Candidatura
5 Efetue o Pagamento
6 Consulte os Resultados
7 Efetue a Matrícula
Resultados de Admissão
RESULTADOS
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, para o que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação.
Os resultados serão apresentados com as seguintes designações:
-
“Admitido” - se o candidato for admitido sem qualquer condição
-
“Admitido condicionalmente” - ficando a admissão dependente da conclusão da licenciatura e apresentação dos respetivos documentos comprovativos na data estipulada
-
“Remetido para a Fase Seguinte” - será avaliado na fase seguinte em igualdade de circunstância com os novos candidatos que surjam nessa fase
-
“Não Admitido”
MATRÍCULAS
As matrículas dos candidatos admitidos serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
-
Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
-
Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
-
Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
-
Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
-
Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Pressupõe-se desistência do candidato no caso da não formalização da matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações, deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
Taxas e Propinas
O valor das taxas, propinas e outros emolumentos, é fixado anualmente, e publicado em documento próprio (Tabela de propinas taxas e emolumentos), pelo que os valores a praticar em anos letivos subsequentes poderão sofrer alterações.
Valores indicativos para 2021/2022
Considerando que a Tabela para 2021/2022 ainda não se encontra disponível, apresentam-se seguidamente os valores em vigor no ano de 2020/2021, que serão válidos até publicação da nova tabela. (não dispensa a consulta do documento na íntegra):
Taxas
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Candidatura (1)
|
50€
|
Matricula no curso
|
365€
|
Inscrição no ano subsequente
|
285€
|
Propinas (10 prestações mensais/ano) em cada um dos dois anos
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(30 ECTS * 17.50€/ECTS/mês)
|
525€/mês
|
Valor Total
|
10.500€
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(1) A taxa de candidatura será deduzida no pagamento da matrícula.
Estão isentos do pagamento de taxa de candidatura os alunos que transitem dentro da UCP do 1º para o 2º ciclo.
Os alunos que concluam um qualquer curso de 1º ciclo no Centro Regional do Porto e transitem para o 2° Ciclo da Escola das Artes gozam de um desconto de 5% no valor da propina.
No ato de matrícula é devida a taxa de matrícula e a 1ª mensalidade. As taxas de candidatura e matrícula não são reembolsáveis em nenhuma circunstância, mesmo que o estudante anule a matrícula antes do início do curso.
Haverá direito ao reembolso da 1ª mensalidade desde que o estudante anuncie a sua desistência antes do início das aulas, mediante requerimento dirigido à Direção da Faculdade.
Para saber informações sobre bolsas, consulte o Regulamento para atribuição de Bolsas de Mérito e Incentivo à
Investigação aos alunos de Mestrado da Escola das Artes.