Entusiasmo e proximidade: Católica no Porto dá as boas-vindas aos novos estudantes de licenciatura

Setembro é um mês especial. Marca o início do ano académico e com ele recebemos centenas de novos estudantes que acabam de ingressar no ensino superior. Chegam à Universidade Católica Portuguesa no Porto com grandes expectativas e sonhos para cumprir. Aqui será a sua casa nos próximos anos.

As diversas faculdades da Católica no Porto prepararam os seus programas de acolhimento e integração dos novos estudantes com enorme entusiasmo e alegria. Foram 2 semanas intensas em que tiveram oportunidade de participar em sessões de teambuilding, fazer voluntariado, assistir a eventos variados e participar nas sessões de acolhimento de cada Faculdade, onde também foram entregues os prémios de mérito.

Foi a Faculdade de Educação e Psicologia que inaugurou este ciclo de sessões. No dia 9 de setembro, a sessão contou com mais de 60 estudantes para uma sessão que Raquel Matos, diretora da faculdade define como “um momento marcante na vida dos estudantes, mas, também, na vida da Universidade. É com muito entusiasmo que, em cada ano letivo, aguardamos os nossos estudantes.”.

No dia 10 de setembro, foi a vez da Escola de Enfermagem do Porto receber os seus novos estudantes da Licenciatura. Margarida Vieira, diretora do ICS Porto desafiou os estudantes a darem o seu melhor com empenho e criatividade, referindo que “a Católica é muito exigente com os estudantes, para que os seus diplomados sejam os melhores enfermeiros”, lembrando que, de acordo com estatísticas oficiais, não há atualmente desempregados entre os seus diplomados. A sessão contou com a entrega de prémios de mérito, com a apresentação da licenciatura e dos vários docentes e ainda com uma inovadora Ted Nursing.

A sessão de acolhimento da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) decorreu a 13 de setembro. Paula Castro, diretora da ESB saudou todos os alunos referindo que “é um privilégio estar em uma sessão com tanta juventude. É isto que nos renova todos os anos” e convidou os estudantes a “explorarem tudo aquilo que a Faculdade tem para oferecer”. Seguiu-se a entrega das bolsas de mérito de acesso ao 1º ano e a entrega de prémios de mérito da Escola Superior de Biotecnologia, num total de 22 alunos.

A sessão de acolhimento da Escola do Porto da Faculdade de Direito marcou o arranque de uma nova etapa para mais de 200 estudantes.do novo ano letivo. A sessão decorreu a 14 de setembro e contou com a presença de cerca de 200 estudantes. A sessão teve início com a entrega dos diplomas das bolsas de méritos aos novos estudantes da licenciatura em Direito e da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão. Seguiu-se a atribuição dos prémios de mérito Francisco Carvalho Guerra e D. António Ferreira Gomes. Esta sessão marcou o início da Semana de Acolhimento promovida pela Faculdade. Durante a semana, todos os novos estudantes tiveram a oportunidade única de visitar o campus, assistir a aulas inaugurais e a sessões de apresentação de programas de promoção do sucesso académico, assim como participar em atividades práticas dinamizadas por núcleos de estudantes.

A sessão de acolhimento da Católica Porto Business School decorreu a 15 de setembro e inseriu-se na Semana de Projeto, uma semana de formação e de integração para todos os novos estudantes: atividades de teambuilding, sessões de esclarecimento sobre as licenciaturas e respetivas saídas profissionais e um estimulante jogo simulador de gestão. Rui Sousa, diretor da Católica Porto Business School, recordou a excelência da instituição: “a faculdade faz parte de um leque muito restrito de cerca de 1,5% de escolas de negócios a nível global que tem a acreditação internacional da EQUIS”.

O núcleo do Porto da Faculdade de Teologia (FT) recebeu os novos estudantes da licenciatura em Ciências Religiosas no dia 16 de setembro. Durante a sessão foi entregue o Prémio Rainha Santa Isabel, atribuído pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco, ao estudante com a melhor média de licenciatura do curso de Teologia da Universidade Católica.

A sessão de acolhimento aos novos estudantes das licenciaturas da Escola das Artes (EA) decorreu a 17 de setembro e inseriu-se no PANORAMA, um evento anual de 3 dias promovido pela Escola onde se apresentam os projetos artísticos dos estudantes finalistas em exposições, sessões de cinema, concertos, conversas e instalações.

Os estudantes de Som e Imagem, de Conservação e Restauro e de Cinema participaram em workshops, em sessões de apresentação das licenciaturas e ainda na sessão de boas-vindas, no Auditório Ilídio Pinho. A sessão contou, também, com a entrega dos prémios e das bolsas de mérito.

Relembrando as palavras proferidas, ao longo das diversas sessões, por Isabel Braga da Cruz, Presidente da Católica no Porto, “O ensino, a Investigação e o permanente diálogo com a sociedade fazem da Universidade Católica Portuguesa um ecossistema interdisciplinar. Aproveitem todas as oportunidades e experiências que este ecossistema vos proporciona!”

23-09-2021