Estudantes da Católica no Porto participam em atividades regulares de voluntariado

Num mês em que as ações de voluntariado têm mais visibilidade e em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, a 5 de dezembro, é importante destacar que ao longo de todo o ano os estudantes das várias faculdades da Católica no Porto realizam atividades de voluntariado.

São muitas e diferentes as realidades onde os estudantes da Católica estão inseridos, embora em todas se possa reconhecer um mesmo propósito: colocar-se ao serviço dos outros, na certeza de que o serviço voluntário contribui para a formação integral da Pessoa. “No voluntariado, cada estudante sai da sua zona de conforto, dá e dá-se, conhece realidades diferentes, questiona e, por isso, cresce como Pessoa!”, explica Carmo Themudo, coordenadora da UDIP. São exemplo disso o trabalho em lares e em centros de dia, em refeitórios sociais, em contextos hospitalares, em bancos de roupa, trabalho com idosos em situação domiciliária, com pessoas com deficiência, com crianças e adolescentes no apoio ao estudo, com migrantes a lecionar aulas de português e inglês, com o Grupo de Estudos Ambientais num viveiro e ainda através da participação nas campanhas da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Banco Alimentar.

Atualmente são mais de 115 voluntários a dinamizar atividades regulares de voluntariado, inseridos no núcleo de voluntariado da Católica no Porto - CAtólica SOlidária (CASO) – integrado na Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP), e que este ano letivo integra pela primeira vez alunos do Serviço Comunitário da Faculdade de Educação e Psicologia.

No âmbito do Dia Internacional do Voluntariado, celebrado a 5 de dezembro, a Católica reforça e valoriza o serviço voluntário, enquanto elemento essencial para a formação integral da Pessoa na comunidade académica da Católica no Porto: “O Dia Internacional do Voluntariado ajuda a dar visibilidade ao trabalho silencioso de tantos e tantos que se dedicam aos outros (e a causas), de alma e coração, tornando, assim, o mundo num lugar melhor!”.

A CASO é o núcleo de voluntariado da Católica Porto, fundado em 2002. É missão da CASO promover a solidariedade e estruturar o voluntariado, enquanto “marca educativa que transforma para a vida”, fortalecendo as ligações entre a Católica no Porto e a Sociedade envolvente.
Saiba mais sobre a CASO

Saiba mais sobre a campanha solidária nacional que está a decorrer

02-12-2021