Licenciatura em Som e Imagem
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A Licenciatura em Som e Imagem oferece aos estudantes um vasto leque de saídas profissionais em diversas áreas artísticas. Organiza-se a partir de um tronco comum, que todos os estudantes percorrem desde o primeiro ano, oferecendo a partir do segundo ano a possibilidade de escolha de um variado conjunto de disciplinas opcionais que permitem a especialização nas áreas para as quais cada aluno se sente mais vocacionado.
- Melhores médias de candidatura - 1 ou 2 bolsas
- Melhores Portefólios - 1 ou 2 bolsas
Critério de elegibilidade: São elegíveis para uma bolsa de mérito de 100% os candidatos que tenham uma nota de candidatura igual ou superior a 170 pontos (numa escala de 0 a 200) e para a bolsa de mérito de 50% os candidatos com uma nota de candidatura igual ou superior a 160 pontos e inferior a 170 pontos.
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- Questionário Individual Vocacional (obrigatório)
- Portfólio Artístico. A não entrega de Portfólio não é impeditiva da realização do pré-requisito, mas esse material constitui um elemento relevante, pelo que se aconselha a sua apresentação. Ao realizar a candidatura, o candidato deve indicar o acesso a uma pasta das suas drives pessoais (Dropbox, GoogleDrive ou OneDrive) onde poderá partilhar:
- Obras gráficas, desenhos, pinturas e colagens
- Trabalhos vídeo
- Trabalhos áudio
- Trabalho de desenho/modelação digital 2D/3D
- Fotografia
- Documentação de obras plásticas, interactivas, maquetes, etc.
- ...
Se concluiu o ensino secundário e realizou exames nacionais finais do ensino secundário (Provas de ingresso) este ano ou nos dois anos imediatamente anteriores, pode candidatar-se por esta via.
Condições de acesso
- Ter nacionalidade portuguesa ou de um país da União Europeia[1]
- Ter concluído o ensino secundário português, ou ensino secundário estrangeiro em Portugal ou noutro país[2]
-
Ter realizado com aproveitamento exames nacionais em 2021, 2020 ou 2019
OU exames equivalentes no âmbito do diploma estrangeiro no mesmo período[2]
[1]Cidadãos não nacionais de um país da UE poderão ser elegíveis desde que não sejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional
[2]Consulte os diplomas estrangeiros e/ou exames aceites aqui
Provas de ingresso exigidas
Prova de ingresso 2021 |
Exames realizados nos anos de 2021, 2020 e/ou 2019 que servem como prova de ingresso para acesso ao ensino superior em 2021 |
---|---|
09 Geografia |
719 Geografia A |
10 Geometria Descritiva |
708 Geometria Descritiva A |
12 História da Cultura e das Artes |
724 História e Cultura das Artes |
13 Inglês |
550 Inglês (continuação-bienal) |
16 Matemática |
635 Matemática A ou 735 Matemática B |
18 Português |
639 Português ou 239 Português |
Cálculo da Nota de Candidatura
(escala de 0 a 200)
Parâmetro |
Nota mínima |
Ponderação |
Pré-Requisito |
95 |
15% |
Classificação final do curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente |
100 |
50% |
Classificação da prova de ingresso |
95 |
35% |
A nota mínima de candidatura para ser considerado elegível é de 100 pontos. A Escola das Artes reserva-se o direito de definir uma uma nota mínima de candidatura superior a 100 pontos, em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.
Candidaturas 2021/2022
Fase | Candidatura | Resultados | Matrícula | Início das aulas |
1ª Fase | 7 jun a 6 ago | 11 ago | 12 e 13 ago | 16 set |
2ª Fase | 16 ago a 20 set | 22 set | 23 e 24 set | 27 set |
3ª Fase | 22 a 30 set | 4 out | 6 e 7 out | 11 out |
Vagas: 63
Nº de Vagas supranumerárias: 6
Destinadas a candidatos que sejam portadores de deficiência (1), praticantes desportivos de alto rendimento (2), emigrantes portugueses e familiares que com eles residam (2), descendentes de colaboradores permanentes e de insignes benfeitores da Universidade (1). Consulte mais informações aqui.
- Um dos seguintes documentos conforme tenha realizado o ensino secundário português (a) ou estrangeiro (b):
(a) Se concluiu o ensino secundário português - Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário) obrigatoriamente emitida em 2021 (solicitar no estabelecimento de ensino secundário)
(b) Se concluiu o ensino secundário estrangeiro, em Portugal ou noutro país - Diploma de conclusão do ensino secundário estrangeiro[1] (com indicação da classificação final e de cada um dos exames realizados) E Certidão de equivalência ao ensino secundário português[2]
- Questionário Vocacional
- Link de acesso a uma pasta das suas drives pessoais (Dropbox, GoogleDrive ou OneDrive) onde partilha o seu portefólio (não é obrigatório)
- Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia do documento de Identificação
- Formulário para candidatura a vagas supranumerárias (se aplicável)
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) – se aplicável
[1] Os documentos emitidos noutros países terão que ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostilha de Haia. Quando se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.
[2] A certidão de equivalência é obtida numa uma escola secundária portuguesa. Veja informações aqui.
NOTA | Atualização da Ficha ENES
i) Candidatos com melhoria de classificação no âmbito de processos de revisão de provas da 1ª Fase dos exames nacionais, e que se tenham candidatado à 1ª Fase de candidaturas da UCP, deverão atualizar a ficha ENES até dia 3 de setembro. Serão admitidos aqueles cujo resultado seja igual ou superior ao último admitido na 1ª Fase. Os resultados serão publicados até dia 7 de setembro.
ii) Candidatos com melhoria de classificação no âmbito de processos de revisão de provas da 2ª Fase dos exames nacionais, devem atualizar a ficha ENES até dia 12 de outubro. Estes resultados serão publicados até dia 14 de outubro.
iii) Candidatos provenientes do ensino secundário estrangeiro em Portugal, cujos resultados apenas sejam disponibilizados após o término da 1ª e/ou 2ª fase de candidaturas, deverão contactar: admissions@porto.ucp.pt.
Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas.
Para mais informações ou apoio para realizar a candidatura contacte-nos através de:
t | 800 105 632/3
@ | candidaturas@porto.ucp.pt
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências multibanco indicadas na informação final da candidatura.
Se estiver a residir no estrangeiro e não puder efetuar o pagamento por referência multibanco, solicite aqui o IBAN para pagamento.
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.
A taxa de candidatura não é reembolsável em nenhuma circunstância.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
O resultados de cada candidato serão publicados nas datas previstas para o efeito (ver passo ❷) com as seguintes indicações:
- Admitido
- Não Admitido
- Remetido para a fase seguinte (será remetido automaticamente, não carecendo de nenhum ato ou pagamento por parte do candidato).
Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).
As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Se o candidato for menor de idade, os documentos deverão ser assinados pelo próprio e pelo encarregado de educação.
Pressupõe-se desistência do candidato em caso de não comparência para efetivar a matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações (Ficha ENES ou outros certificados conforme a situação), deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
Contacte-nos: t | 800 105 632/3 @ | candidaturas@porto.ucp.pt | Deixe aqui o seu contacto que nós ligamos
- Questionário Individual Vocacional (obrigatório)
- Portfólio Artístico. A não entrega de Portfólio não é impeditiva da realização do pré-requisito, mas esse material constitui um elemento relevante, pelo que se aconselha a sua apresentação. Ao realizar a candidatura, o candidato deve indicar o acesso a uma pasta das suas drives pessoais (Dropbox, GoogleDrive ou OneDrive) onde poderá partilhar:
- Obras gráficas, desenhos, pinturas e colagens
- Trabalhos vídeo
- Trabalhos áudio
- Trabalho de desenho/modelação digital 2D/3D
- Fotografia
- Documentação de obras plásticas, interactivas, maquetes, etc.
- ...
Os candidatos que ficaram aprovados na prova de pré-requisito no ano de 2020/2021 podem revalidar a classificação obtida para 2021/2022. Caso queiram repetir a prova em 2021/2022, será considerada a classificação mais recente, mesmo que inferior à anterior.
Este regime destina-se a candidatos portugueses ou nacionais de um estado membro da União Europeia.
Para se candidatar terá que reunir cumulativamente as seguintes condições:
- Estar ou ter estado inscrito num curso superior numa instituição de ensino superior (nacional ou estrangeira), desde que tenha sido admitido em anos letivos anteriores ao da candidatura. Para ser elegível não é exigida aprovação em unidades curriculares, embora o nº de ECTS realizados com aproveitamento valorizem a nota de candidatura.
- Ter realizado com aproveitamento (mínimo 95 pontos) o exame nacional da prova de ingresso (em qualquer ano) OU exames equivalentes no âmbito do diploma estrangeiro (consulte os exames estrangeiros aceites aqui)
Prova de ingresso 2021 |
Exames |
---|---|
09 Geografia |
719 Geografia A |
10 Geometria Descritiva |
708 Geometria Descritiva A |
12 História da Cultura e das Artes |
724 História e Cultura das Artes |
13 Inglês |
550 Inglês (continuação-bienal) |
16 Matemática |
635 Matemática A ou 735 Matemática B |
18 Português |
639 Português ou 239 Português |
Critérios de seriação: Para a admissão, para além da nota do pré-requisito, é considerada a classificação final do ensino secundário, do exame nacional e o desempenho no ensino superior (quer no curso frequentado, quer no âmbito de outros cursos superiores ou frequência de unidades curriculares isoladas).
Candidaturas 2021/2022
Fase | Candidatura | Resultados | Matrícula | Início das aulas |
1ª Fase | 7 jun a 19 jul | 27 jul | 29 e 30 jul | 16 set |
2ª Fase | 2 ago a 14 set | 16 set | 21 e 22 set | 27 set |
Vagas: 4
- Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia do documento de Identificação
- Questionário Vocacional
- Link de acesso a uma pasta das suas drives pessoais (Dropbox, GoogleDrive ou OneDrive) onde partilha o seu portefólio
- Certidão de inscrição em curso de ensino superior, com referência às unidades curriculares realizadas, respetiva classificação e ECTS;
- Um dos seguintes documentos conforme tenha realizado o ensino secundário português (a) ou estrangeiro (b):
a) Se concluiu o ensino secundário português - Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário)
b) Se concluiu o ensino secundário estrangeiro, em Portugal ou noutro país (consulte os diplomas e exames estrangeiros aceites aqui) - Diploma de conclusão do ensino secundário estrangeiro[1] (com indicação da classificação final e de cada um dos exames realizados) E Certidão de equivalência ao ensino secundário português[2]
[1]Os documentos emitidos noutros países terão que ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostilha de Haia. Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.
[2]A certidão de equivalência é obtida numa uma escola secundária portuguesa. Veja informações aqui.
Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas.
Para mais informações ou apoio para realizar a candidatura contacte-nos através de:
t | 800 105 632/3
@ | candidaturas@porto.ucp.pt
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências multibanco indicadas na informação final da candidatura.
Se estiver a residir no estrangeiro e não puder efetuar o pagamento por referência multibanco, solicite aqui o IBAN para pagamento.
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.
A taxa de candidatura não é reembolsável em nenhuma circunstância.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
O resultados de cada candidato serão publicados nas datas previstas para o efeito (ver passo ❷) com as seguintes indicações:
- Admitido
- Não Admitido
- Remetido para a fase seguinte (será remetido automaticamente, não carecendo de nenhum ato ou pagamento por parte do candidato).
Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).
As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Se o candidato for menor de idade, os documentos deverão ser assinados pelo próprio e pelo encarregado de educação.
Pressupõe-se desistência do candidato em caso de não comparência para efetivar a matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações (Ficha ENES ou outros certificados conforme a situação), deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
Contacte-nos: t | 800 105 632/3 @ | candidaturas@porto.ucp.pt | Deixe aqui o seu contacto que nós ligamos
- Questionário Individual Vocacional (obrigatório)
- Portfólio Artístico. A não entrega de Portfólio não é impeditiva da realização do pré-requisito, mas esse material constitui um elemento relevante, pelo que se aconselha a sua apresentação. Ao realizar a candidatura, o candidato deve indicar o acesso a uma pasta das suas drives pessoais (Dropbox, GoogleDrive ou OneDrive) onde poderá partilhar:
- Obras gráficas, desenhos, pinturas e colagens
- Trabalhos vídeo
- Trabalhos áudio
- Trabalho de desenho/modelação digital 2D/3D
- Fotografia
- Documentação de obras plásticas, interactivas, maquetes, etc.
- ...
Os candidatos que ficaram aprovados na prova de pré-requisito no ano de 2020/2021 podem revalidar a classificação obtida para 2021/2022. Caso queiram repetir a prova em 2021/2022, será considerada a classificação mais recente, mesmo que inferior à anterior.
Este regime de acesso destina-se a candidatos portugueses ou nacionais de um país da União Europeia, titulares de um curso médio ou superior (realizado em Portugal ou no estrangeiro).
Critérios de seriação: Para a admissão, para além da nota do pré-requisito, é considerado o tipo de diploma anterior e a respetiva classificação.
Candidaturas 2021/2022
Fase | Candidatura | Resultados | Matrícula | Início das aulas |
1ª Fase | 7 jun a 19 jul | 27 jul | 29 e 30 jul | 16 set |
2ª Fase | 2 ago a 14 set | 16 set | 21 e 22 set | 27 set |
Vagas: 4
- Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia do documento de Identificação
- Questionário Vocacional
- Link de acesso a uma pasta das suas drives pessoais (Dropbox, GoogleDrive ou OneDrive) onde partilha o seu portefólio
- Certidão comprovativa da titularidade do curso médio ou superior[1], com indicação das unidades curriculares realizadas, respetivas classificações e ECTS (ou carga horária se não tiverem sido atribuidos ECTS), bem como da média final.
- Requerimento de creditação de unidades curriculares realizadas (caso pretenda solicitar creditações)
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) – se aplicável
[1]Os documentos emitidos noutros países terão que ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostilha de Haia.
Quando se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.
Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas.
Para mais informações ou apoio para realizar a candidatura contacte-nos através de:
t | 800 105 632/3
@ | candidaturas@porto.ucp.pt
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências multibanco indicadas na informação final da candidatura.
Se estiver a residir no estrangeiro e não puder efetuar o pagamento por referência multibanco, solicite aqui o IBAN para pagamento.
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.
A taxa de candidatura não é reembolsável em nenhuma circunstância.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
O resultados de cada candidato serão publicados nas datas previstas para o efeito (ver passo ❷) com as seguintes indicações:
- Admitido
- Não Admitido
- Remetido para a fase seguinte (será remetido automaticamente, não carecendo de nenhum ato ou pagamento por parte do candidato).
Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).
As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Se o candidato for menor de idade, os documentos deverão ser assinados pelo próprio e pelo encarregado de educação.
Pressupõe-se desistência do candidato em caso de não comparência para efetivar a matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações (Ficha ENES ou outros certificados conforme a situação), deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
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Este regime de acesso destina-se a candidatos portugueses ou nacionais de um país da União Europeia que cumulativamente:
- Tenham completado 23 anos até 31 de Dezembro de 2020
- Não sejam titular de habilitação de acesso ao ensino superior
Os candidatos são sujeitos às seguintes avaliações:
- Prova Escrita
Prova com duração de duas horas, em dia a designar, aferindo os conhecimentos gerais sobre arte, cinema e som. Bibliografia indicativa (ano 2020/21):
- Chion, M., Gorbman, C., & Murch, W. (1994). Audio-vision
- Cousins, M. (2012). The story of film, Pavilion Books
-
Shanken, E. A. (2014). Art and Electronic Media. Phaidon Press
- Questionário Individual Vocacional (obrigatório)
-
Portfólio Artístico. A não entrega de Portfólio não é impeditiva da realização do pré-requisito, mas esse material constitui um elemento relevante, pelo que se aconselha a sua apresentação. O candidato deve indicar o acesso a uma pasta das suas drives pessoais (Dropbox, GoogleDrive ou OneDrive) onde poderá partilhar:
- Obras gráficas, desenhos, pinturas e colagens
- Trabalhos vídeo
- Trabalhos áudio
- Trabalho de desenho/modelação digital 2D/3D
- Fotografia
- Documentação de obras plásticas, interactivas, maquetes, etc
- ...
- Entrevista e Análise de Portfólio
São abordados, entre outros aspetos, o percurso do candidato e as suas motivações para a realização da licenciatura. O Portfólio, quando entregue, será comentado na entrevista.
A Escola das Artes reserva-se o direito de apenas admitir os candidatos em função da qualidade dos resultados demonstrados.
Candidaturas 2021/22
Datas | |
Candidatura | 7 jun a 19 jul |
Prova | 21 jul - 10 h |
Entrevista | 23 jul |
Resultados | 27 jul |
Matrículas | 29 e 30 jul |
Início das aulas: 16 de setembro
Vagas: 4
- Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia do documento de Identificação
- Questionário Vocacional
- Link de acesso a uma pasta das suas drives pessoais (Dropbox, GoogleDrive ou OneDrive) onde partilha o seu portefólio
- Curriculum Vitae (CV) escolar e profissional actualizado e assinado
- Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior e/ou de um curso superior.
- Documentos (diplomas, certificados de habilitações, cartas de recomendação) que o candidato considere úteis para demonstrar o CV apresentado;
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) – se aplicável
Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas.
Para mais informações ou apoio para realizar a candidatura contacte-nos através de:
t | 800 105 632/3
@ | candidaturas@porto.ucp.pt
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências multibanco indicadas na informação final da candidatura.
Se estiver a residir no estrangeiro e não puder efetuar o pagamento por referência multibanco, solicite aqui o IBAN para pagamento.
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.
A taxa de candidatura não é reembolsável em nenhuma circunstância.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
O resultados de cada candidato serão publicados nas datas previstas para o efeito (ver passo ❷) com as seguintes indicações:
- Admitido
- Não Admitido
Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).
As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Se o candidato for menor de idade, os documentos deverão ser assinados pelo próprio e pelo encarregado de educação.
Pressupõe-se desistência do candidato em caso de não comparência para efetivar a matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações (Ficha ENES ou outros certificados conforme a situação), deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
RESULTADOS
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicaçao dos mesmos.
MATRÍCULAS
As matrículas dos candidatos admitidos serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Pressupõe-se desistência do candidato no caso da não formalização da matrícula no prazo estipulado.
O valor das taxas, propinas e outros emolumentos, é fixado anualmente, e publicado em documento próprio (Tabela de propinas taxas e emolumentos), pelo que os valores a praticar em anos letivos subsequentes poderão sofrer alterações.
Extrato da tabela Propinas, Taxas e Emolumentos
(não dispensa a consulta do documento na íntegra)