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CANDIDATURAS 2023/24 - (Aviso de Abertura brevemente disponível)
O Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais é uma formação avançada que permite o ingresso na profissão de forma autónoma e individual. Ao longo de dois anos os alunos terão a oportunidade de aliar tradição e inovação aplicando métodos científicos e tecnológicos à arte e ao património.
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Ano Letivo 2024/25 - Aviso de Abertura das Candidaturas - disponível aqui [12]
São elegíveis os candidatos que se encontrem numa das seguintes situações:
- Titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal, na área da Conservação e Restauro ou afim;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, na área da Conservação e Restauro;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área da Conservação e Restauro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola das Artes;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola das Artes como atestando capacidade para realização do mestrado, nos termos legais.
CANDIDATURAS 2024/25
Fase |
Candidatura |
Entrevista* |
Resultados |
Matrículas |
1ª Fase |
19 fev a 18 abr |
23 e 24 abr |
26 abr |
29 e 30 abr |
2ª Fase |
13 mai a 27 jun |
02 e 03 jul |
05 jul |
08 e 09 jul |
3ª Fase |
15 jul a 16 set |
17 set (manhã) |
17 set |
18 set |
* Exclusivamente para alunos externos à Escola das Artes – UCP Porto
A abertura de concurso para a 2ª e 3ª fases, depende do número de vagas sobrantes da fase anterior.
VAGAS: 14 (para o conjunto de todas as fases de candidatura)
A Direção reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.
- Cópia de documento de Identificação
- Certidão de conclusão de Licenciatura* (discriminado, com indicação de unidades curriculares, classificações obtidas, ECTS e classificação final) – Só para licenciados externos à UCP.
Se ainda não concluiu a licenciatura ou já terminou mas não tem a certidão final, deve substituir a certidão de grau por pelos seguintes documentos:
- Certificado de Unidades Curriculares (UCs) realizadas / Ficha curricular (se não tiver um documento validado oficialmente poderá entregar informação retirada da sua área de estudante na universidade de origem), e
- Uma das seguintes declarações conforme a situação: Declaração de honra - candidatos sem licenciatura concluída [13] ou Declaração de honra - candidatos com licenciatura concluída mas sem certidão [14]
- Curriculum Vitae (Só para licenciados externos à UCP)
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) [15] – se aplicável
Os documentos emitidos noutros países terão de ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostilha de Haia [16], exceto se emitidos no Reino Unido, em países da EU, ou pertencentes ao Espaço Económico Europeu, ou à Associação Europeia de Comércio Livre.
Quando os documentos se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.
Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas.
Atendimento por marcação aceda aqui [18]
Para mais informações contacte-nos através de:
t | 93 9450000 /93 9450012
@ | candidaturas@porto.ucp.pt [6]
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00
Morada
Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa ter sido comprovado pela UCP, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências Multibanco indicadas na informação final da candidatura, e enviar comprovativo do pagamento para (candidaturas.porto@ucp.pt [19])
Consulte no separador Taxas e Propinas [20], informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.
A seleção dos candidatos é realizada por um júri constituído pelo Coordenador do ciclo de estudos e pelo Diretor da Unidade Académica. Para os candidatos licenciados em Arte-Conservação e Restauro da Escola das Artes, o critério considerado será a nota de licenciatura. Para os restantes candidatos, o critério será baseado na avaliação curricular, conforme abaixo indicado:
- Média da Licenciatura
- Curriculum Profissional/artístico
- Curriculum Científico (investigação e produção no campo do Mestrado)
Poderá adicionalmente ser realizada uma entrevista, com o objetivo de esclarecer elementos complementares à avaliação curricular. Quando marcada, a não comparência à entrevista determina a eliminação do candidato.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos (ver passo ❷), sendo apresentados com uma das seguites designações:
- “Admitido” - se o candidato for admitido sem qualquer condição
- “Admitido condicionalmente” - ficando a admissão dependente da conclusão da licenciatura e apresentação dos respetivos documentos comprovativos na data estipulada
- “Remetido para a Fase Seguinte” - será avaliado na fase seguinte em igualdade de circunstância com os novos candidatos que surjam nessa fase
- “Não Admitido”
Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).
As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Pressupõe-se desistência do candidato no caso da não formalização da matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações, deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
A seleção dos candidatos é realizada por um júri constituído pelo Coordenador do ciclo de estudos e pelo Diretor da Unidade Académica. Para os candidatos licenciados em Arte-Conservação e Restauro da Escola das Artes, o critério considerado será a nota de licenciatura. Para os restantes candidatos, o critério será baseado na avaliação curricular, conforme abaixo indicado:
- Média da Licenciatura
- Curriculum Profissional/artístico
- Curriculum Científico (investigação e produção no campo do Mestrado)
Poderá adicionalmente ser realizada uma entrevista, com o objetivo de esclarecer elementos complementares à avaliação curricular.
Quando marcada, a não comparência à entrevista determina a eliminação do candidato.
Os resultados serão apresentados com as seguintes designações:
- “Admitido” - se o candidato for admitido sem qualquer condição
- “Admitido condicionalmente” - ficando a admissão dependente da conclusão da licenciatura e apresentação dos respetivos documentos comprovativos na data estipulada
- “Remetido para a Fase Seguinte” - será avaliado na fase seguinte em igualdade de circunstância com os novos candidatos que surjam nessa fase
- “Não Admitido”
MATRÍCULAS
As matrículas dos candidatos admitidos serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Pressupõe-se desistência do candidato no caso da não formalização da matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações, deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
Propinas Taxas e Emolumentos
O valor das taxas, propinas e outros emolumentos, é fixado anualmente, e publicado em documento próprio (Tabela de propinas taxas e emolumentos), pelo que os valores a praticar em anos letivos subsequentes sofrerão alterações.
Extrato da tabela 2024/25 de Propinas, Taxas e Emolumentos
(não dispensa a consulta do documento [23] na íntegra)
Taxas |
|
Candidatura (1) Licenciados na UCP Outros candidatos |
Isentos de taxa 50€ |
Matrícula no curso |
425€ |
Inscrição no ano subsequente |
335€ |
Propinas |
|
10 prestações mensais/ano em cada um dos dois anos |
466,50€ |
Valor Total |
9.330€ |
(1) A taxa de candidatura será deduzida no pagamento da matrícula.
A candidatura só será considerada válida, após comprovação do pagamento da respetiva taxa.
No ato de matrícula é devida a taxa de matrícula e a 1ª mensalidade. As taxas de candidatura e matrícula não são reembolsáveis em nenhuma circunstância, mesmo que o estudante anule a matrícula antes de iniciar o curso.
O pagamento mensal da propina preocupa-a(o)? Contacte-nos! Estudaremos o seu caso! ee.bolsas@ucp.pt [24] / 226 196 226