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Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais
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Contacte-nos: t | 93 9450000 /93 9450012 @ | candidaturas.porto@ucp.pt [6] |  Agende um atendimento presencial ou virtual aqui [7]

 

CANDIDATURAS 2023/24 - (Aviso de Abertura brevemente disponível)


O Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais é uma formação avançada que permite o ingresso na profissão de forma autónoma e individual. Ao longo de dois anos os alunos terão a oportunidade de aliar tradição e inovação aplicando métodos científicos e tecnológicos à arte e ao património. 

Este mestrado promove experiências concretas em ambiente exterior através de estágios e colaborações com instituições científicas, museológicas e académicas nacionais e internacionais, bem como com diversas empresas especializadas do sector. 
É objectivo deste ciclo de estudos valorizar o serviço à comunidade, contribuindo para o conhecimento, a conservação, a qualificação e a dinamização da arte e do património.

Regime Geral
Terminei o Ensino Secundário
Candidatos nacionais e da UE
aqui [5]
Mudança de curso
Frequentei (mas não terminei) um curso superior
Candidatos nacionais e da UE
aqui [8]
Titular de curso
Terminei um Curso Superior
Candidatos nacionais e da UE
aqui [9]
Maior de 23 anos
Não reúno outras condições de candidatura
Candidatos nacionais e da UE
aqui [10]
Estudante internacional
Sou nacional de um país extracomunitário
Candidatos fora da União Europeia
aqui [11]
Candidaturas

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Ano Letivo 2025/26 - Aviso de Abertura das Candidaturas - disponível aqui [12]

 

1 Verifique se é Elegível

São elegíveis os candidatos que se encontrem numa das seguintes situações:

  1. Titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal, na área da Conservação e Restauro ou afim;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, na área da Conservação e Restauro;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área da Conservação e Restauro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola das Artes;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola das Artes como atestando capacidade para realização do mestrado, nos termos legais.
2 Verifique os Prazos e Vagas

CANDIDATURAS 2025/26

Fase

Candidatura

Entrevista*

Resultados

Matrículas

1ª Fase

03 fevereiro a 03 abril

08 e 09 abril

14 abril

15 e 16 abril

2ª Fase

28 abril a 05 junho

11 e 12 junho

18 junho

20 e 23 junho

3ª Fase

30 junho a 28 agosto

02 e 03 setembro

08 setembro

10 e 11 setembro

* Exclusivamente para alunos externos à Escola das Artes – UCP Porto

A abertura de concurso para a 2ª e 3ª fases, depende do número de vagas sobrantes da fase anterior.

 

VAGAS: 14 (para o conjunto de todas as fases de candidatura)

A Direção reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.

 

3 Reúna os Documentos
  • Cópia de documento de Identificação
  • Certidão de conclusão de Licenciatura* (discriminado, com indicação de unidades curriculares, classificações obtidas, ECTS e classificação final) – Só para licenciados externos à UCP. ​

Se ainda não concluiu a licenciatura ou já terminou mas não tem a certidão final, deve substituir a certidão de grau por pelos seguintes documentos:

- Certificado de Unidades Curriculares (UCs) realizadas / Ficha curricular (se não tiver um documento validado oficialmente poderá entregar informação retirada da sua área de estudante na universidade de origem), e

- Uma das seguintes declarações conforme a situação: Declaração de honra - candidatos sem licenciatura concluída [13] ou Declaração de honra - candidatos com licenciatura concluída mas sem certidão [14]

  • Curriculum Vitae (Só para licenciados externos à UCP)
  • Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) [15] – se aplicável

Os documentos emitidos noutros países terão de ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostilha de Haia [16], exceto se emitidos no Reino Unido, em países da EU, ou pertencentes ao Espaço Económico Europeu, ou à Associação Europeia de Comércio Livre.

Quando os documentos se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa, francesa ou italiana, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.

 

4 Submeta a Candidatura

Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas.

[17]

Atendimento por marcação aceda aqui [18]
 

Para mais informações contacte-nos através de:

t | 93 9450000 /93 9450012
@ | candidaturas@porto.ucp.pt [6]

Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00

Morada

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal

5 Efetue o Pagamento

A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa ter sido comprovado pela UCP, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências Multibanco indicadas na informação final da candidatura, e enviar comprovativo do pagamento para (candidaturas.porto@ucp.pt [19])

Consulte no separador Taxas e Propinas [20], informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.

6 Consulte os Resultados

A seleção dos candidatos é realizada por um júri constituído pelo Coordenador do ciclo de estudos e pelo Diretor da Unidade Académica. Para os candidatos licenciados em Arte-Conservação e Restauro da Escola das Artes, o critério considerado será a nota de licenciatura. Para os restantes candidatos, o critério será baseado na avaliação curricular, conforme abaixo indicado:

  • Média da Licenciatura
  • Curriculum Profissional/artístico
  • Curriculum Científico (investigação e produção no campo do Mestrado)

Poderá adicionalmente ser realizada uma entrevista, com o objetivo de esclarecer elementos complementares à avaliação curricular. Quando marcada, a não comparência à entrevista determina a eliminação do candidato.

Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos (ver passo ❷), sendo apresentados com uma das seguites designações:

  • “Admitido” - se o candidato for admitido sem qualquer condição
  • “Admitido condicionalmente” - ficando a admissão dependente da conclusão da licenciatura e apresentação dos respetivos documentos comprovativos na data estipulada
  • “Remetido para a Fase Seguinte” - será avaliado na fase seguinte em igualdade de circunstância com os novos candidatos que surjam nessa fase
  • “Não Admitido”

Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).

 
 
7 Efetue a Matrícula

As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:

  • Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
  • Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
  • Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
  • Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
  • Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)


Pressupõe-se desistência do candidato no caso da não formalização da matrícula no prazo estipulado.

Os originais dos documentos de certificação de habilitações, deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.

Candidaturas - Mudança de curso
1 Verifique se é Elegível
2 Verifique os Prazos e Vagas
3 Reúna os Documentos
4 Submeta a Candidatura
5 Efetue o Pagamento
6 Consulte os Resultados
7 Efetue a Matrícula
Candidaturas - Titular de curso
1 Verifique se é Elegível
2 Verifique os Prazos e Vagas
3 Reúna os Documentos
4 Submeta a Candidatura
5 Efetue o Pagamento
6 Consulte os Resultados
7 Efetue a Matrícula
Candidaturas - Maiores de 23 anos
1 Verifique se é Elegível
2 Verifique os Prazos e Vagas
3 Reúna os Documentos
4 Submeta a Candidatura
5 Efetue o Pagamento
6 Consulte os Resultados
7 Efetue a Matrícula
Bolsas de mérito

 Bolsas de Mérito e Incentivo à Investigação aos alunos de Mestrado da Escola das Artes [21] [22]

A seleção dos candidatos é realizada por um júri constituído pelo Coordenador do ciclo de estudos e pelo Diretor da Unidade Académica. Para os candidatos licenciados em Arte-Conservação e Restauro da Escola das Artes, o critério considerado será a nota de licenciatura. Para os restantes candidatos, o critério será baseado na avaliação curricular, conforme abaixo indicado:

  • Média da Licenciatura
  • Curriculum Profissional/artístico
  • Curriculum Científico (investigação e produção no campo do Mestrado)

Poderá adicionalmente ser realizada uma entrevista, com o objetivo de esclarecer elementos complementares à avaliação curricular.

Quando marcada, a não comparência à entrevista determina a eliminação do candidato.

Os resultados serão apresentados com as seguintes designações:

  • “Admitido” - se o candidato for admitido sem qualquer condição
  • “Admitido condicionalmente” - ficando a admissão dependente da conclusão da licenciatura e apresentação dos respetivos documentos comprovativos na data estipulada
  • “Remetido para a Fase Seguinte” - será avaliado na fase seguinte em igualdade de circunstância com os novos candidatos que surjam nessa fase
  • “Não Admitido”

 

MATRÍCULAS

As matrículas dos candidatos admitidos serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:

  • Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
  • Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
  • Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
  • Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
  • Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)


Pressupõe-se desistência do candidato no caso da não formalização da matrícula no prazo estipulado.

Os originais dos documentos de certificação de habilitações, deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.

Taxas e Propinas

Propinas Taxas e Emolumentos

O valor das taxas, propinas e outros emolumentos, é fixado anualmente, e publicado em documento próprio (Tabela de propinas taxas e emolumentos), pelo que os valores a praticar em anos letivos subsequentes sofrerão alterações.
 

Extrato da tabela 2025/26 de Propinas, Taxas e Emolumentos

(não dispensa a consulta do documento [23] na íntegra)

Taxas

Candidatura

Licenciados na UCP

Outros candidatos

 

Isentos de taxa

50€

Matrícula no curso

445€

Inscrição no ano subsequente

350€

Propinas

10 prestações mensais/ano em cada um dos dois anos

487,50€

Valor Total

9.750€

A candidatura só será considerada válida, após comprovação do pagamento da respetiva taxa.

No ato de matrícula é devida a taxa de matrícula e a 1ª mensalidade. As taxas de candidatura e matrícula não são reembolsáveis em nenhuma circunstância, mesmo que o estudante anule a matrícula antes de iniciar o curso.

 

O pagamento mensal da propina preocupa-a(o)? Contacte-nos! Estudaremos o seu caso! ee.bolsas@ucp.pt [24] / 226 196 226


 

[17]

Links
[1] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/pt/%3Fpage%3Dbolsasmerito [2] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/pt/%3Fpage%3Dcont2 [3] https://artes.porto.ucp.pt/pt-pt/ensino/cursos/mestrado-em-conservacao-e-restauro-de-bens-culturais/apresentacao [4] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/ [5] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/pt/%3Fpage%3Dregimegeral [6] mailto:candidaturas@porto.ucp.pt [7] https://outlook.office365.com/owa/calendar/UniversidadeCatlicaPortuguesaCentroRegionaldoPorto@ucp.pt/bookings/s/RaXIRSRNREushog4NNLQew2 [8] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/pt/%3Fpage%3Dmudancacurso [9] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/pt/%3Fpage%3Dtitularcurso [10] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/pt/%3Fpage%3Dmaiores23 [11] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/pt/lic-outras-nacionalidades [12] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/Candidaturas/2025_26/AVISO_ABERTURA_CANDIDATURAS_N_EA_5_2025_26(MscCRBC)_signed.pdf [13] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/Candidaturas/DeclHonra_Cand_2Ciclo_SemLicConcluida.docx [14] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/Candidaturas/DeclHonra_Cand_2Ciclo_LicConcluida_SemCert.docx [15] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/Candidaturas/documentacao/NEE_Inscricao.xlsx [16] https://www.ministeriopublico.pt/perguntas-frequentes/servico-apostilas [17] https://secretaria.porto.ucp.pt/CandidaturasOnline/ [18] mailto:candidaturas@porto.ucp.pt?subject=Agendamento%20de%20reuni%C3%A3o%20%7C%20Schedule%20a%20meeting%20-%20Escola%20das%20Artes&body=Indique%20o%20assunto%2Ftema%20para%20agendarmos%20a%20sua%20reuni%C3%A3o%20com%20o%20interlocutor%20mais%20adequado%0APlease%20send%20us%20your%20query%20so%20we%20can%20schedule%20a%20meeting%20with%20the%20appropriate%20person%0A%0AEscreva%20aqui%20a%20sua%20mensagem%20%7C%20Write%20your%20message%20here%0A______________________________________________________________________________________%0A [19] mailto:Candidaturas@porto.ucp.pt [20] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/mestrado-conservacao-restauro-bens-culturais/?page=cont2 [21] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/Despacho%20regulamento%20Bolsas%20Merito%20EA%202022(5).pdf [22] https://www.candidaturas.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/2018_07_30_Regulamento_Bolsas_Merito_EArtes_2018(1).pdf [23] https://www.porto.ucp.pt/pt/vida-no-campus?msite=12 [24] mailto:ee.bolsas@ucp.pt