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CANDIDATURAS 2023/24 - Aviso de Abertura [8]
O Mestrado em Gestão de Industrias Criativas tem como objetivo principal qualificar profissionais com base no estudo interdisciplinar de técnicas, processos e métodos para responder à procura do setor produtivo do sector cultural e criativo. No final, o discente estará apto a refletir sobre este campo de atuação, nomeadamente investigar e analisar de forma critica sobre processos relativos à idealização, criação, desenvolvimento e operação do sector cultural e criativo, fortalecendo a capacidade para visualizar novas oportunidades de negócios e encontrar soluções para problemas reais do sector.
Idioma de lecionação: Português e Inglês
Contacte-nos: t | 93 9450000 /93 9450012 @ | candidaturas.porto@ucp.pt [13] | Agende um atendimento presencial ou virtual aqui [7]
Ano Letivo 2024/25 - Aviso de Abertura das Candidaturas - disponível aqui [14]
São elegíveis os candidatos que se encontrem numa das seguintes situações:
- Titulares do grau de Licenciado ou equivalente, nos domínios das Artes, Humanidades, Ciências Sociais, Ciências da Comunicação, Ciências Empresariais ou Ciências de Engenharia;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola das Artes;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola das Artes como atestando capacidade para realização do mestrado, nos termos legais.
CANDIDATURAS 2024/25
Fase |
Candidatura |
Entrevista* |
Resultados |
Matrículas |
1ª Fase |
19 fev a 18 abr |
23 e 24 abr |
26 abr |
29 e 30 abr |
2ª Fase |
13 mai a 27 jun |
02 e 03 jul |
05 jul |
08 e 09 jul |
3ª Fase |
15 jul a 16 set |
17 set (manhã) |
17 set |
18 set |
* Exclusivamente para alunos externos à Escola das Artes – UCP Porto
A abertura de concurso para a 2ª e 3ª fases, depende do número de vagas sobrantes da fase anterior.
VAGAS: 20 (para o conjunto de todas as fases de candidatura)
A Direção reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.
- Certidão de conclusão de Licenciatura* (discriminado, com indicação de unidades curriculares, classificações obtidas, ECTS e classificação final) – Só para licenciados externos à UCP.
Se ainda não concluiu a licenciatura ou já terminou mas não tem a certidão final, deve substituir a certidão de grau por pelos seguintes documentos:
- Certificado de Unidades Curriculares (UCs) realizadas / Fichia curricular (se não tiver um documento validado oficialmente poderá entregar informação retirada da sua área de estudante na universidade de origem), e
- Uma das seguintes declarações conforme a situação: Declaração de honra - candidatos sem licenciatura concluída [15] ou Declaração de honra - candidatos com licenciatura concluída mas sem certidão [16]
- Cópia de documento de Identificação
- Curriculum Vitae – Só para licenciados externos à UCP (Porto)
- Carta de motivação
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) [17] – se aplicável
Os documentos emitidos noutros países terão de ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostila de Haia [18], exceto se emitidos no Reino Unido, em países da EU, ou pertencentes ao Espaço Económico Europeu, ou à Associação Europeia de Comércio Livre.
Quando se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa, francesa ou italiana, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.
Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas.
Atendimento por marcação aceda aqui [20]
Para mais informações contacte-nos através de:
t | 93 9450000 /93 9450012
@ | candidaturas.porto@ucp.pt [13]
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.
Morada
Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa ter sido comprovado pela UCP, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências Multibanco indicadas na informação final da candidatura, e enviar comprovativo do pagamento para (candidaturas.porto@ucp.p [13]t)
Consulte no separador Taxas e Propinas [21], informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.
A seleção e seriação dos candidatos são realizadas por um júri formado pelo Coordenador do ciclo de estudos e por um representante da Direção da Escola das Artes. Os critérios de seriação dos candidatos são baseados na avaliação curricular, conforme abaixo indicado, sendo utilizados quando o número de candidatos exceda o número de vagas fixado:
- Média da licenciatura
- Curriculum Profissional/artístico (CV/Portfólio/carta motivação)
- Curriculum Científico (investigação e produção no campo do Mestrado)
Poderá adicionalmente ser realizada uma entrevista, com o objetivo de esclarecer elementos complementares à avaliação curricular. A entrevista pode ser realizada a distância.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos (ver passo ❷), sendo apresentados com uma das seguites designações:
- “Admitido” - se o candidato for admitido sem qualquer condição
- “Admitido condicionalmente” - ficando a admissão dependente da conclusão da licenciatura e apresentação dos respetivos documentos comprovativos na data estipulada
- “Remetido para a Fase Seguinte” - será avaliado na fase seguinte em igualdade de circunstância com os novos candidatos que surjam nessa fase
- “Não Admitido”
Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).
As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Pressupõe-se desistência do candidato no caso da não formalização da matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações, deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
A seleção e seriação dos candidatos são realizadas por um júri formado pelo Coordenador do ciclo de estudos e por um representante da Direção da Escola das Artes. Os critérios de seriação dos candidatos são baseados na avaliação curricular, conforme abaixo indicado, sendo utilizados quando o número de candidatos exceda o número de vagas fixado:
- Média da licenciatura
- Curriculum Profissional/artístico (CV/Portfólio/carta motivação)
- Curriculum Científico (investigação e produção no campo do Mestrado)
Poderá adicionalmente ser realizada uma entrevista, com o objetivo de esclarecer elementos complementares à avaliação curricular. A entrevista pode ser realizada a distância.
Os resultados serão apresentados com as seguintes designações:
- “Admitido” - se o candidato for admitido sem qualquer condição
- “Admitido condicionalmente” - ficando a admissão dependente da conclusão da licenciatura e apresentação dos respetivos documentos comprovativos na data estipulada
- “Remetido para a Fase Seguinte” - será avaliado na fase seguinte em igualdade de circunstância com os novos candidatos que surjam nessa fase
- “Não Admitido”
MATRÍCULAS
As matrículas dos candidatos admitidos serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Propinas, Taxas e Emolumentos
O valor das taxas, propinas e outros emolumentos, é fixado anualmente, e publicado em documento próprio (Tabela de propinas taxas e emolumentos), pelo que os valores a praticar em anos letivos subsequentes sofrerão alterações.
Extrato da tabela 2024/25 de Propinas, Taxas e Emolumentos
(não dispensa a consulta do documento [24] na íntegra)
Taxas |
|
Candidatura (1) Licenciados na UCP Outros candidatos |
Isentos de taxa 50€ |
Matrícula no curso |
425€ |
Inscrição no ano subsequente |
335€ |
Propinas |
|
10 prestações mensais/ano em cada um dos dois anos |
466,5€ |
Valor Total |
9.330€ |
(1) A taxa de candidatura será deduzida no pagamento da matrícula.
A candidatura só será considerada válida, após comprovação do pagamento da respetiva taxa.
No ato de matrícula é devida a taxa de matrícula e a 1ª mensalidade. As taxas de candidatura e matrícula não são reembolsáveis em nenhuma circunstância, mesmo que o estudante anule a matrícula antes de iniciar o curso.
O pagamento mensal da propina preocupa-a(o)? Contacte-nos! Estudaremos o seu caso! ee.bolsas@ucp.pt [25] / 226 196 226