Quintas com Saúde (Online) | A LEPRA em Portugal

27.01.2022 17:30
Escola de Enfermagem (Porto)

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

27.01.2022 17:30 Quintas com Saúde (Online) | A LEPRA em Portugal Link: https:///node/27133

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Participação gratuita.

Coordenação: João Costa Amado

Associação Portuguesa Amigos de Raúl Follereau
administracao@aparf.pt
APARF

Resumo:
A APARF – Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau, celebra este ano o 35º. aniversário, é uma IPSS que tem por propósito apoiar e participar activamente na erradicação da doença da lepra.

O Dia Mundial dos Doentes de Lepra foi instituído pela ONU, a pedido de Raoul Follereau, inspirador da APARF pela sua vida e obra, quer alertar a população mundial para o sofrimento e a miséria em que vivem muitos milhões de pessoas atingidas pela doença de lepra. Segundo o relatório da OMS, no ano de 2020 foram diagnosticados 127 396 novos casos de lepra em 127 países, designadamente na Índia, Brasil e Indonésia, que representam 74% dos novos casos detectados. 62 países comunicaram novos casos de lepra em 8 629 crianças o que é um indicador de transmissão contínua da infecção na comunidade.

Em Portugal, no início do séc. XX, a lepra foi um sério problema de saúde, mas hoje, felizmente, o número de doentes é reduzido. Os novos casos são de imigrantes de países endémicos: África, América Latina e Ásia. São tratados pelo Serviço Nacional de Saúde.

A Associação patrocina anualmente dezenas de projectos de prevenção, tratamento e cura, assim como outros de reabilitação e reinserção de milhares de doentes de Lepra/Hanseníase e também outras pessoas estigmatizadas e vítimas de exclusão social.

Veja aqui todas as sessões deste Ciclo de Conferências

Veja aqui todas as sessões deste Ciclo de Conferências de 2021