“Queremos construir o vosso sucesso”: acolhimento aos novos estudantes de Enfermagem

Os novos estudantes da Licenciatura em Enfermagem entraram com o pé direito neste novo ano letivo. Entusiasmo, alguma ansiedade e muita vontade de embarcar neste desafio: é assim que têm sido vividos os primeiros dias na universidade dos novos estudantes da Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) no Porto.

“Estou muito entusiasmada para este novo ano” e “quero experimentar tudo o que a Católica tem para me dar” foram algumas das partilhas que se ouviram ao longo do evento. Movidos e animados com o novo ano letivo que agora começa, os estudantes, ao longo da semana de acolhimento, têm tido a oportunidade de se desafiarem e de conhecerem mais sobre a licenciatura, através de testemunhos inspiradores de estudantes e de docentes.

“Degrau a degrau queremos construir o vosso sucesso”: o compromisso e a responsabilidade nesta missão foi afirmada por Paulo Alves, diretor da Escola de Enfermagem do ICS-Porto, durante a sessão de boas-vindas, que decorreu no dia 8 de setembro no Auditório Comendador Arménio Miranda.

O diretor da Escola destacou a compromisso que a faculdade assume na “formação dos enfermeiros do futuro”, com destaque para importantes dimensões como “as novas tecnologias”, “a robustez da formação académica”, “o alicerce na formação humana e cívica” e “a comunidade académica.”

O encontro contou, também, com a participação da Associação de Estudantes e do docente e coordenador da licenciatura, Armando Almeida, que referiu que “entrar na universidade é o início de um sonho. Estamos cá para vos ajudar na construção do vosso sonho.”

Depois de encerrada esta sessão, os estudantes foram convidados a reunirem-se no Auditório Ilídio Pinho para participarem num momento de encontro entre todos os estudantes das diferentes licenciaturas da Católica no Porto, onde também foram entregues bolsas e prémios de mérito. Esta sessão de acolhimento geral contou com a intervenção de Isabel Braga da Cruz, presidente da Católica no Porto, que começou por felicitar todos os novos estudantes pelo ingresso no ensino superior e pela escolha da Universidade Católica Portuguesa: “Queremos que tirem desta experiência universitária o melhor partido da formação e da vivência que a Católica vos proporciona.” A presidente acrescentou, também, que na Católica todos os estudantes “têm a oportunidade de percorrer um caminho que os levará a fazer a diferença, não só como profissionais, mas, também e essencialmente, como pessoas.”

Esta sessão de boas-vindas decorreu no âmbito de um programa alargado de acolhimento que a Escola de Enfermagem tem vindo a promover junto dos seus estudantes desde o dia 6 de setembro e que se estenderá até ao dia 19 do mesmo mês. “Enfermagem num mundo globalizado”, “À conversa com enfermeiros”, “Feeling UCP” e “Curso de Integração à UCP” são algumas das sessões que integram o período de acolhimento e que pretendem ser uma ferramenta importante no arranque desta nova fase de vida que agora começa.

08-09-2022