Think Big in Biotechnology Forum: o evento que desafia o mundo à bio-inovação

“Acelerar a bio-inovação, agora!” é o tema da quarta edição do “Biotechnology Innovation Forum: Think Big in Biotechnology”, um evento organizado pela Católica Porto Alumni Biotecnologia e pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB). Neste evento que se realiza já a 12 de novembro, online, serão anunciados os vencedores do Amyris Innovation BIG Impact Award, um concurso de Inovação em Biotecnologia promovido em parceria com a Amyris Inc, o seu principal patrocinador.

Destacar e discutir a importância de se preparar terreno para a inovação de base biológica é um dos grandes objetivos do “Think Big in Biotechnology Forum” que se propõe a criar sinergias entre a Biotecnologia e outras áreas, a desenvolver um pensamento crítico, a promover ideias inovadoras e a criar um espaço seguro para um debate aberto que fomente um crescimento saudável.

O evento será constituído por dois painéis. O primeiro, subordinado ao tema “Acelerar a bio-inovação”, contará com a participação de Delfim Ferreira, analista da McKinsey and Co, de Luís Garrido, CEO da Cell4Food, de Maria João Maia, CEO da Corium Biotech, e de Sérgio Silva, CTO da Adapttech. Já o segundo painel, que se vai centrar no tema “Discutir a última geração em inovação biotecnológica”, vai contar com a presença de Benedita Chaves, da LIPOR, de John Melo, CEO da Amyris, e de José Fernando Pinto dos Santos, professor da INSEAD e professor catedrático convidado da Universidade Católica no Porto.

Sendo a Biotecnologia a aplicação de organismos e processos biológicos para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, na área médica, ambiental, agrícola ou outra, o evento pretende construir pontes, promover o diálogo e permitir a criação de conhecimento aplicável ao mundo e às necessidades da sociedade.

“Pretendemos sensibilizar os profissionais desta área, que precisam de ser cada vez mais capazes de atravessar os domínios e de falar ao público de forma responsável sobre as implicações mais vastas em torno do motor da inovação que é a biotecnologia”, afirmam Ana Leite Oliveira, docente e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia, e Hugo Choupina e Anabela Veiga, da ALUMNI, membros da organização do FIB 2022.

Esta edição do evento vai acolher o Amyris Innovation BIG Impact Award, um Concurso de Inovação em Biotecnologia promovido pela Católica Porto Alumni Biotecnologia, em parceria com a ESB, e a Amyris Inc, como seu principal patrocinador. O concurso vai já na 2ª edição e pretende a promoção da inovação em Biotecnologia como motor fundamental do desenvolvimento económico e visa promover novos processos, tecnologias ou serviços que sejam, simultaneamente, comercializáveis e sustentáveis, com um grande impacto positivo e mensurável na sociedade.

31-10-2022