LICENCIATURAS (OUTRAS NACIONALIDADES)

Informações Gerais

A informação disponível nesta página destina-se a estudantes estrangeiros que cumpram os requisitos de elegibilidade definidos legalmente para se poderem candidatar a cursos de licenciatura e mestrado intrgrado através do Estatuto de  Estudante Internacional.

Para este efeito, é considerado estudante internacional o estudante que, cumulativamente:

  • Não tenha nacionalidade de um estado membro da União Europeia
  • Não seja descendente direto, cônjuge (marido/mulher) ou parceiro(a) de cidadão nacional de um estado membro da União Europeia
  • Não resida legalmente em Portugal há mais de 2 anos, de forma ininterrupta em 1 de janeiro do ano em que pretenda ingressar no ensino superior (o próprio, o cônjuge ou algum dos pais com quem resida legalmente)
  • Não seja beneficiário de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que é nacional

Os estudantes em situação de emergência por razões humanitárias poderão candidatar-se pelo Estatuto de Estudante Internacional devendo, para tal, contactar admissions@porto.ucp.pt.

Este regime deve ser também utilizado pelos estudantes internacionais que já estejam a frequentar o ensino superior em país estrangeiro ou sejam titulares de curso superior (nacional ou estrangeiro).

O ingresso na UCP de cidadão estrangeiros que não se encontrem abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional é realizado nas condições aplicáveis aos estudantes com nacionalidade portuguesa.

 

Para obter informação mais completa e pormenorizada, consulte o Regulamento de Aplicação do Estatuto do Estudante Internacional da UCP.