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Ano letivo 2024/25 | Nesta área encontra informação sobre como fazer a sua candidatura
Se ainda tem dúvidas e precisa de mais informações (objetivos, plano de estudos, funcionamento,...), visite a página específica do curso antes de se candidatar. Aceda aqui [9]
Se já tem todas as informações sobre o curso, e pretende formalizar a sua candidatura, escolha o tipo de candidatura no qual se enquadra e prossiga com a sua candidatura.
Ano letivo 2024/25 - Aviso de Abertura de Candidaturas - (Disponível brevemente)
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Condições de acesso
- Ter nacionalidade portuguesa ou de um país da União Europeia[1]
- Ter concluído o ensino secundário português, ou ensino secundário estrangeiro em Portugal ou noutro país[2]
-
Ter realizado com aproveitamento um dos exames nacionais abaixo indicados em 2024, 2023 ou 2022[3]
OU exames equivalentes no âmbito do diploma estrangeiro no mesmo período[2]
[1]Cidadãos não nacionais de um país da UE poderão ser elegíveis desde que não sejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional [15]
[2]Consulte os diplomas estrangeiros e/ou exames aceites aqui [16]
[3]Na 1ª fase de candidaturas, para o cálculo da nota de candidatura, só serão utilizados os resultados dos exames realizados na 1ª fase de exames nacionais.
Provas de ingresso exigidas
Prova de ingresso 2024 |
Exames realizados nos anos de 2024, 2023 e/ou 2022 que servem como prova de ingresso para acesso ao ensino superior em 2024 |
|
---|---|---|
11 História |
623 História A ou 723 História B |
|
12 História da Cultura e das Artes |
724 História e Cultura das Artes |
|
18 Português |
639 Português ou 239 Português |
Cálculo da Nota de Candidatura
(escala de 0 a 200)
Parâmetro |
Nota mínima |
Ponderação |
Classificação final do curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente |
100 |
60% |
Classificação da prova de ingresso |
95 |
40% |
A nota mínima de candidatura para ser considerado elegível é de 100 pontos. A Escola das Artes reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura superior a 100 pontos, em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.
Candidaturas 2024/25
Fase |
Candidatura |
Resultados |
Matrícula |
Início de aulas |
1ª Fase |
3 junho a 19 julho |
25 julho |
26 julho a 30 julho |
09 setembro |
2ª Fase |
20 julho a 07 agosto (às 12h00) |
09 agosto |
12 a 16 agosto |
|
3ª Fase |
8 agosto a 29 agosto |
3 setembro |
4 e 5 setembro |
Atualização da Ficha ENES (consulte aqui [18] [18]como proceder)
Atualização da ficha ENES decorrente de processos de reapreciação de exames nacionais: data-limite: 30 de agosto | Publicação de resultados 03 de setembro
Vagas: 5
A abertura de candidaturas em cada fase depende das vagas sobrantes da fase anterior.
Após a última fase, e caso existam vagas sobrantes, aceitam-se candidatos por ordem de chegada e de acordo com a avaliação da Direção.
A Direção reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.
Nº de Vagas supranumerárias: 3
Destinadas a candidatos que sejam portadores de deficiência (1), praticantes desportivos de alto rendimento (1) emigrantes e lusodescendentes (1). Consulte mais informações aqui. [19]
- Um dos seguintes documentos conforme tenha realizado o ensino secundário português (a) ou estrangeiro (b):
(a) Se concluiu o ensino secundário português - Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário) obrigatoriamente emitida em 2024 (solicitar no estabelecimento de ensino secundário)[1]
(b) Se concluiu o ensino secundário estrangeiro, em Portugal ou noutro país - Diploma de conclusão do ensino secundário estrangeiro[2] (com indicação da classificação final e de cada um dos exames realizados) E Certidão de equivalência ao ensino secundário português[3]
- Cópia do documento de Identificação
- Formulário para candidatura a vagas supranumerárias [19](se aplicável)
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) [20] – se aplicável
[1] Na 1ª fase de candidaturas, para o cálculo da nota de candidatura, só serão utilizados os resultados dos exames realizados na 1ª fase de exames nacionais.
[2] Os documentos emitidos noutros países terão de ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostilha de Haia [21], exceto se emitidos no Reino Unido, em países da EU, ou pertencentes ao Espaço Económico Europeu, ou à Associação Europeia de Comércio Livre.
Quando os documentos se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa, francesa ou italiana, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.
[3] A certidão de equivalência é solicitada numa escola secundária portuguesa da área de residência do candidato, ou diretamente à Direção-Geral da Educação [22], se se tratar de cidadão não residente em Portugal. Consulte informações aqui [23]. Caso esteja a frequentar o ensino estrangeiro em Portugal, informe-se no seu estabelecimento de ensino secundário.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Candidatos provenientes do ensino secundário estrangeiro em Portugal
Candidatos provenientes do ensino secundário estrangeiro em Portugal, cujos resultados apenas sejam disponibilizados após o término da 1ª e/ou 2ª fase de candidaturas, deverão contactar:admissions [24].porto@ucp.pt [24]
As candidaturas deverão ser apresentadas na plataforma online [25] de candidaturas da UCP no Porto. Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas. Durante o processo de candidatura terá de fazer upload de cópia digitalizada dos documentos acima referidos, pelo que os deve preparar previamente.
Se realizar a candidatura antes da saída dos resultados dos exames nacionais, poderá submetê-la sem a Ficha ENES, mas a mesma terá de ser enviada digitalizada, por email (para candidaturas.porto@ucp.pt [7]) impreterivelmente até à data-limite da candidatura em cada fase (ver passo 2).
Alterações à candidatura após submissão
Todas as alterações que pretenda fazer à sua candidatura após submissão na plataforma (adicionar um curso da mesma faculdade, juntar a ficha ENES ou outro documento, ou corrigir alguma informação), devem ser solicitadas por email para candidaturas.porto@ucp.pt [7], anexando cópia dos documentos atualizados, e identificando o nome completo e nº de candidato.
Se tiver dificuldades com a submissão da candidatura contacte-nos para t | 939450000/12 candidaturas. [7]porto@ucp.pt [7]
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00
Morada
Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências multibanco indicadas na informação final da candidatura.
Se estiver a residir no estrangeiro e não puder efetuar o pagamento por referência multibanco, solicite aqui [27] o IBAN para pagamento.
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.
A taxa de candidatura não é reembolsável em nenhuma circunstância.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
O resultados de cada candidato serão publicados nas datas previstas para o efeito (ver passo ❷) com as seguintes indicações:
- Admitido
- Não Admitido
- Remetido para a fase seguinte (será remetido automaticamente, não carecendo de nenhum ato ou pagamento por parte do candidato).
Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Ano letivo 2024/2025 - Aviso de Abertura de Candidaturas - (Disponível brevemente)
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Este regime destina-se a candidatos portugueses ou nacionais de um estado membro da União Europeia.
Para se candidatar terá que reunir cumulativamente as seguintes condições:
- Estar ou ter estado inscrito num curso superior numa instituição de ensino superior (nacional ou estrangeira), desde que tenha sido admitido em anos letivos anteriores ao da candidatura. Para ser elegível não é exigida aprovação em unidades curriculares, embora o nº de ECTS realizados com aproveitamento valorizem a nota de candidatura.
- Ter realizado com aproveitamento (mínimo 95 pontos) o exame nacional da prova de ingresso (em qualquer ano) OU exames equivalentes no âmbito do diploma estrangeiro (consulte os exames estrangeiros aceites aqui [16])
Provas de ingresso exigidas
Prova de ingresso |
Exames |
|
---|---|---|
11 História |
623 História A ou 723 História B |
|
12 História da Cultura e das Artes |
724 História e Cultura das Artes |
|
18 Português |
639 Português ou 239 Português |
Critérios de seriação: Para a admissão é considerada a classificação final do ensino secundário, do exame nacional e o desempenho no ensino superior (quer no curso frequentado, quer no âmbito de outros cursos superiores ou frequência de unidades curriculares isoladas).
Candidaturas 2024/2025
Fase |
Candidatura |
Resultados |
Matrículas |
Início de aulas |
1ª Fase |
3 junho a 15 julho |
18 julho |
22 a 24 julho |
09 setembro |
2ª Fase |
29 julho a 26 agosto |
02 setembro |
04 e 05 setembro |
A abertura de candidaturas em cada fase está dependente das vagas sobrantes da fase anterior.
A Direção reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.
Vagas: 1
- Cópia do documento de Identificação;
- Certidão de inscrição em curso de ensino superior, com referência às unidades curriculares realizadas, respetiva classificação e ECTS;
- Um dos seguintes documentos conforme tenha realizado o ensino secundário português (a) ou estrangeiro (b):
a) Se concluiu o ensino secundário português - Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário)
b) Se concluiu o ensino secundário estrangeiro, em Portugal ou noutro país (consulte os diplomas e exames estrangeiros aceites aqui) - Diploma de conclusão do ensino secundário estrangeiro[1] (com indicação da classificação final e de cada um dos exames realizados) E Certidão de equivalência ao ensino secundário português[2]
[1]Os documentos emitidos noutros países terão de ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostilha de Haia [29], exceto se emitidos no Reino Unido, em países da EU, ou pertencentes ao Espaço Económico Europeu, ou à Associação Europeia de Comércio Livre.
Quando os documentos se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa, francesa ou italiana, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.
[2] A certidão de equivalência é solicitada numa escola secundária portuguesa da área de residência do candidato, ou diretamente à Direção-Geral da Educação [22], se se tratar de cidadão não residente em Portugal. Consulte informações aqui [23].
Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas.
Se tiver dificuldades com a submissão da candidatura contacte-nos para t | 939450000/12
candidaturas. [7]porto@ucp.pt [7]
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00
Morada
Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências multibanco indicadas na informação final da candidatura.
Se estiver a residir no estrangeiro e não puder efetuar o pagamento por referência multibanco, solicite aqui [27] o IBAN para pagamento.
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.
A taxa de candidatura não é reembolsável em nenhuma circunstância.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
O resultados de cada candidato serão publicados nas datas previstas para o efeito (ver passo ❷) com as seguintes indicações:
- Admitido
- Não Admitido
- Remetido para a fase seguinte (será remetido automaticamente, não carecendo de nenhum ato ou pagamento por parte do candidato).
Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Se pretender solicitar creditações:
- Requerimento de creditações de unidades curriculares [30] (caso pretenda solicitar creditações)
- Conteúdos programáticos das unidades curriculares realizadas, (caso pretenda solicitar creditações)
Ano letivo 2024/25 - Aviso de Abertura de Candidaturas - (Disponível brevemente)
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Este regime de acesso destina-se a candidatos portugueses ou nacionais de um país da União Europeia, titulares de um curso médio ou superior (realizado em Portugal ou no estrangeiro).
Critérios de seriação: Para a admissão é considerado o tipo de diploma anterior e a respetiva classificação.
Candidaturas 2024/25
Fase |
Candidatura |
Resultados |
Matrículas |
Início de aulas |
1ª Fase |
3 junho a 15 julho |
18 julho |
22 a 24 julho |
09 setembro |
2ª Fase |
29 julho a 26 agosto |
02 setembro |
04 e 05 setembro |
A abertura de candidaturas em cada fase está dependente das vagas sobrantes da fase anterior.
A Direção reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.
Vagas: 1
- Cópia do documento de Identificação;
- Certidão comprovativa da titularidade do curso médio ou superior[1], com indicação das unidades curriculares realizadas, respetivas classificações e ECTS (ou carga horária se não tiverem sido atribuidos ECTS), bem como da média final;
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) – se aplicável [20].
[1]Os documentos emitidos noutros países terão de ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostilha de Haia [29], exceto se emitidos no Reino Unido, em países da EU, ou pertencentes ao Espaço Económico Europeu, ou à Associação Europeia de Comércio Livre.
Quando os documentos se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa, francesa ou italiana, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.
Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas.
Se tiver dificuldades com a submissão da candidatura contacte-nos para t | 939450000/12 candidaturas. [7]porto@ucp.pt [7]
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00
Morada
Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências multibanco indicadas na informação final da candidatura.
Se estiver a residir no estrangeiro e não puder efetuar o pagamento por referência multibanco, solicite aqui [27] o IBAN para pagamento.
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.
A taxa de candidatura não é reembolsável em nenhuma circunstância.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
O resultados de cada candidato serão publicados nas datas previstas para o efeito (ver passo ❷) com as seguintes indicações:
- Admitido
- Não Admitido
- Remetido para a fase seguinte (será remetido automaticamente, não carecendo de nenhum ato ou pagamento por parte do candidato).
Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES [31])
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Se pretender solicitar creditações:
- Requerimento de creditações de unidades curriculares [30] (caso pretenda solicitar creditações)
- Conteúdos programáticos das unidades curriculares realizadas, (caso pretenda solicitar creditações)
Ano letivo 2024/25 - Aviso de Abertura de Candidaturas - (Disponível brevemente)
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- Tenham completado 23 anos até 31 de dezembro de 2023
- Não sejam titulares de habilitação de acesso ao ensino superior[1]
- Não concluiu o ensino secundário; ou
- Concluiu o ensino secundário e não tem provas de ingresso válidas (são válidas no ano da sua realização e nos dois anos subsequentes)
Os candidatos são sujeitos às seguintes avaliações (sujeita a alterações para 2024/25):
1. Prova teórica:
Comentário a uma passagem incluída no Texto de Apoio à prova de Maiores de 23 anos
Duração: 1 hora
2. Entrevista
Com vista à apreciação das motivações do candidato e eventuais esclarecimentos de dúvidas suscitadas pela análise do Curriculum Vitae.
A Escola das Artes reserva-se o direito de apenas admitir os candidatos em função da qualidade dos resultados demonstrados.
Candidaturas 2024/25
Candidaturas |
Prova |
Entrevista |
Resultados |
Matrículas |
Início das aulas |
03 junho a 05 julho |
10 julho (15h00) |
12 julho |
18 julho |
22 a 24 julho |
09 setembro |
Vagas: 1
- Cópia do documento de Identificação;
- Curriculum Vitae (CV) escolar e profissional actualizado e assinado;
- Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior [32];
- Documentos (diplomas, certificados de habilitações, cartas de recomendação) que o candidato considere úteis para demonstrar o CV apresentado;
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) – se aplicável [20].
Certifique-se previamente que as candidaturas estão abertas.
Para mais informações ou apoio para realizar a candidatura contacte-nos através de:
t | 93 9450000 /93 9450012
@ | candidaturas.porto@ucp.pt [27]
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Morada
Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa, pelo que deverá efetuar o pagamento de acordo com as referências multibanco indicadas na informação final da candidatura.
Se estiver a residir no estrangeiro e não puder efetuar o pagamento por referência multibanco, solicite aqui [27] o IBAN para pagamento.
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos.
A taxa de candidatura não é reembolsável em nenhuma circunstância.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
O resultados de cada candidato serão publicados nas datas previstas para o efeito (ver passo ❷) com as seguintes indicações:
- Admitido
- Não Admitido
Apenas os candidatos Admitidos poderão passar ao ponto ❼ (Matrícula).
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Número de bolsas para novos alunos: O número máximo de bolsas de mérito atribuíveis anualmente é de 1 bolsa de mérito de 100% ou 2 bolsas de mérito de 50%.
Critério de elegibilidade: São elegíveis para uma bolsa de mérito de 100% os candidatos que tenham uma nota de candidatura igual ou superior a 170 pontos (numa escala de 0 a 200) e para a bolsa de mérito de 50% os candidatos com uma nota de candidatura igual ou superior a 160 pontos e inferior a 170 pontos.