LICENCIATURAS (OUTRAS NACIONALIDADES)

Informações Gerais

A informação fornecida nesta página destina-se aos estudantes estrangeiros que preencham os requisitos de elegibilidade legalmente estabelecidos para se candidatarem a uma vaga nos cursos de Licenciatura ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional.

Um estudante internacional é um estudante que satisfaz cumulativamente as seguintes condições:
  • Não ter nacionalidade de um estado membro da União Europeia;
  • Não seja descendente direto, cônjuge (marido / mulher) ou parceiro(a) de cidadão nacional de um estado membro da União Europeia;
  • Não residir legalmente em Portugal há mais de 2 anos, de forma ininterrupta a 1 de janeiro do ano em que pretenda ingressar no ensino superior (o próprio, o cônjuge ou algum dos pais com quem resida legalmente);
  • Não ser beneficiário, a 1 de janeiro do ano em que pretende ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que é nacional.
Os estudantes em situação de emergência por razões humanitárias poderão candidatar-se pelo Estatuto de Estudante Internacional devendo, para tal, contactar admissions@porto.ucp.pt
 
Este regime deve ser também utilizado pelos estudantes internacionais que já estejam a frequentar o ensino superior em país estrangeiro ou sejam titulares de curso superior (nacional ou estrangeiro).
Caso pretenda solicitar creditações das disciplinas já realizadas no curso anterior, deverá entregar os respetivos conteúdos programáticos devidamente autenticados. 
 
O ingresso na UCP de cidadão estrangeiros que não se encontrem abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional é realizado nas condições aplicáveis aos estudantes com nacionalidade portuguesa ou de um país da União Europeia.
 
 
Para obter informação mais completa e pormenorizada, consulte o Regulamento de Aplicação do Estatuto do Estudante Internacional da UCP.