Licenciatura em Cinema
Plano de estudos: A licenciatura em Cinema tem uma duração de 6 semestres (3 anos letivos).
Bolsas de Mérito: Regulamento disponível aqui
Se concluiu o ensino secundário e realizou exames nacionais finais do ensino secundário (Provas de ingresso) este ano ou nos 2 anos imediatamente anteriores, pode candidatar-se por esta via.
Consulte o Aviso de Abertura de Candidaturas (a divulgar brevemente)
Pré-Requisito 2020/2021
A candidatura à Licenciatura em Cinema da Escola das Artes exige um pré-requisito de seriação, que consiste no preenchimento de um questionário vocacional e na submissão de um portfólio artístico.
Os candidatos serão convocados para uma entrevista via Skype, a agendar após a inscrição.
*Questionário Vocacional
Ao submeter a inscrição no pré-requisito, o candidato preencherá um questionário sobre o seu percurso até à atualidade, que será a base da sua análise de perfil e entrevista pessoal a realizar, quando necessário.
*Entrega de Portfólio Artístico
A não entrega de Portfólio não é impeditiva da realização do pré-requisito, mas esse material constitui um elemento relevante, pelo que se aconselha a sua apresentação.
O portfólio, quando existente, é submetido na plataforma de inscrição no pré-requisito, devendo os candidatos indicar o acesso a uma pasta das suas drives pessoais (Dropbox, GoogleDrive ou OneDrive) e deverá consistir numa coletânea, com apresentação e organização cuidada, de projetos. Privilegiam-se projetos no campo do cinema e do audiovisual, mas também serão considerados trabalhos noutras áreas artísticas (fotografia e artes visuais, pintura e artes plásticas, prosa e poesia, ensaios literários ou filosóficos, críticas de cinema, etc.).
Excecionalmente, no ano letivo 2020/2021, a inscrição no Pré-requisito será realizada em simultâneo com candidatura.
Consulte as datas e prazos de candidatura do regime pelo qual se irá candidatar, para saber as respetivas datas de candidatura.
Para se candidatar terá que reunir as seguintes condições:
-
Ter ficado Apto na Prova de Pré-requisito
-
Ter concluído o ensino secundário português
OU o ensino secundário estrangeiro em Portugal (consulte os diplomas estrangeiros aceites aqui)
OU o ensino secundário noutro país da União Europeia (consulte os diplomas estrangeiros aceites aqui)
-
Ter realizado com aproveitamento (mínimo 95 pontos) o exame nacional de Desenho, Filosofia, Matemática A, História, História da Cultura das Artes ou Português em 2020, 2019 ou 2018
OU exames equivalentes no âmbito do diploma estrangeiro em 2020, 2019 ou 2018 (consulte os exames estrangeiros aceites aqui)
Cálculo da nota de candidatura: 15% Prova Pré-Requisito + 50% da Média Final do ensino secundário + 35% da Nota da prova de ingresso (exame de Desenho, Filosofia, Matemática A, História, História da Cultura das Artes ou Português)
Valor mínimo: 100,0 pontos (numa escala numérica de 0 a 200).
A Escola das Artes reserva-se o direito de definir uma nota mínima de candidatura superior a 100 pontos, em cada fase, dependendo da qualidade dos resultados dos candidatos.
Pré- Requisito 2020/2021
Excecionalmente, no ano letivo 2020/2021, a inscrição do pré-requisito será realizada em simultâneo com a candidatura.
Candidaturas 2020/2021
Fase |
1ª Fase |
2ª Fase | 3ª Fase |
Candidaturas |
03 jun a 07 ago |
17 ago a 23 set | 24 set a 07 out |
Resultados |
12 ago |
25 set | 08 out |
Matrículas |
13 a 21 ago |
29 e 30 set | 09 out |
Início das aulas: 21 de setembro
Vagas: 26
Nº de Vagas supranumerárias: 4
Destinadas a candidatos que sejam portadores de deficiência, praticantes desportivos de alto rendimento, emigrantes portugueses e familiares que com eles residam, descendentes de colaboradores permanentes e de insignes benfeitores da Universidade. . Consulte mais informações aqui.
- Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia do documento de Identificação
- Um dos seguintes documentos conforme tenha realizado o ensino secundário português (a) ou estrangeiro (b):
- Questionário Vocacional
- Portfólio Artístico (opcional)
- Formulário para candidatura a vagas supranumerárias (se aplicável)
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) – se aplicável
NOTA | Atualização da Ficha ENES:
i) Candidatos com melhoria de classificação no âmbito de processos de revisão de provas da 1ª Fase dos exames nacionais, e que se tenham candidatado à 1ª Fase de candidaturas da UCP, deverão atualizar a ficha ENES até ao dia 3 de setembro. Serão admitidos aqueles cujo resultado seja igual ou superior ao último admitido na 1ª Fase. Poderão ser considerados para atribuição de bolsas de mérito, se cumprirem as condições de elegibilidade. Os resultados serão publicados até 7 de setembro.
ii) Candidatos com melhoria de classificação no âmbito de processos de revisão de provas da 2ª Fase dos exames nacionais, devem atualizar a ficha ENES até ao dia 9 de outubro. Os candidatos admitidos na 2ª fase poderão ser considerados para atribuição de bolsas de mérito se cumprirem as condições de elegibilidade. Estes resultados serão publicados igualmente até 12 de outubro.
iii) Candidatos provenientes do ensino secundário estrangeiro em Portugal, cujos resultados apenas sejam disponibilizados após o término da 1ª e/ou 2ª fase de candidaturas, deverão contactar: admissions@porto.ucp.pt.
Poderá submeter a sua candidatura Online (se tiver alguma dificuldade envie email para (candidaturas@porto.ucp.pt)
Atendimento por marcação aceda aqui
Para mais informações contacte-nos através de:
t | 800 105 632/3
@ | candidaturas@porto.ucp.pt
Morada
Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa ter sido comprovado pela UCP, pelo que:
-
Se foi utilizado o sistema de candidaturas online:
- Efetuar o pagamento de acordo com as referências Multibanco indicadas na informação final da candidatura
- Enviar comprovativo do pagamento para (candidaturas@porto.ucp.pt)
- Se a candidatura for presencial, efetuar o pagamento na Tesouraria da UCP logo após ter sido efetuada a candidatura
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos. A taxa de candidatura não é reembolsável.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Se o candidato for menor de idade, os documentos deverão ser assinados pelo próprio e pelo encarregado de educação.
Pressupõe-se desistência do candidato em caso de não comparência para efetivar a matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações (Ficha ENES ou outros certificados conforme a situação), deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO 2020/2021
Se pretende mudar de estabelecimento de ensino e/ou de curso, desde que tenha sido admitido e efetuado a matrícula no ensino superior em anos letivos anteriores ao da presente candidatura, pode candidatar-se por esta via. Não se exige aprovação a qualquer unidade curricular, embora o nº de ECTS realizados com aproveitamento valorizem a nota de candidatura.
Consulte o Aviso de Abertura de Candidaturas (a divulgar brevemente)
Pré- Requisito 2020/2021
A candidatura à Licenciatura em Cinema da Escola das Artes exige um pré-requisito de seriação, que consiste no preenchimento de um questionário vocacional e na submissão de um portfólio artístico.
Os candidatos serão convocados para uma entrevista via Skype, a agendar após a inscrição.
*Questionário Vocacional
Ao submeter a inscrição no pré-requisito, o candidato preencherá um questionário sobre o seu percurso até à atualidade, que será a base da sua análise de perfil e entrevista pessoal a realizar, quando necessário.
*Entrega de Portfólio Artístico
A não entrega de Portfólio não é impeditiva da realização do pré-requisito, mas esse material constitui um elemento relevante, pelo que se aconselha a sua apresentação.
O portfólio, quando existente, é submetido na plataforma de inscrição no pré-requisito, devendo os candidatos indicar o acesso a uma pasta das suas drives pessoais (Dropbox, GoogleDrive ou OneDrive) e deverá consistir numa coletânea, com apresentação e organização cuidada, de projetos. Privilegiam-se projetos no campo do cinema e do audiovisual, mas também serão considerados trabalhos noutras áreas artísticas (fotografia e artes visuais, pintura e artes plásticas, prosa e poesia, ensaios literários ou filosóficos, críticas de cinema, etc.).
Excecionalmente, no ano letivo 2020/2021, a inscrição no Pré-requisito será realizada em simultâneo com candidatura.
Para se candidatar terá que reunir cumulativamente as seguintes condições:
-
Ter ficado Apto na Prova de Pré-requisito
- Estar ou ter estado inscrito num curso superior numa instituição de ensino superior (nacional ou estrangeira), desde que tenha sido admitido em anos letivos anteriores ao da candidatura. Para ser elegível não é exigida aprovação em unidades curriculares.
- Ter realizado com aproveitamento (mínimo 95 pontos) o exame nacional de Desenho, Filosofia, Matemática A, História, História da Cultura das Artes ou Português (em qualquer ano), OU exames equivalentes no âmbito do diploma estrangeiro (consulte os exames estrangeiros aceites aqui)
Critérios de seriação: Para a admissão é considerada a classificação final do ensino secundário, do exame nacional e o desempenho no ensino superior (quer no curso frequentado, quer no âmbito de outros cursos superiores ou frequencia de unidades curriculares isoladas).
Pré- Requisito 2020/2021
Excecionalmente, no ano letivo 2020/2021, a inscrição no Pré-requisito será realizada em simultâneo com candidatura.
Candidaturas 2020/2021
Fase |
1ª Fase |
2ª Fase |
Candidatura |
03 jun a 24 jul | 27 jul a 17 set |
Resultados |
30 jul | 25 set |
Matrículas |
03 a 07 ago | 29 e 30 set |
Início de aulas:21 de setembro
Vagas: 1
- Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia do documento de Identificação
- Certidão com as disciplinas realizadas, respetiva classificação e ECTS ou quando não tenha realizado disciplinas, documento comprovativo de matrícula e inscrição no estabelecimento de ensino anterior;
- Um dos seguintes documentos conforme tenha realizado o ensino secundário português (a) ou estrangeiro (b):
- Questionário Vocacional
- Portfólio Artístico (opcional)
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) – se aplicável
Poderá submeter a sua candidatura Online (se tiver alguma dificuldade envie email para (candidaturas@porto.ucp.pt)
Atendimento por marcação aceda aqui
Para mais informações contacte-nos através de:
t | 800 105 632/3
@ | candidaturas@porto.ucp.pt
Morada
Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa ter sido comprovado pela UCP, pelo que:
-
Se foi utilizado o sistema de candidaturas online:
- Efetuar o pagamento de acordo com as referências Multibanco indicadas na informação final da candidatura
- Enviar comprovativo do pagamento para (candidaturas@porto.ucp.pt)
- Se a candidatura for presencial, efetuar o pagamento na Tesouraria da UCP logo após ter sido efetuada a candidatura
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos. A taxa de candidatura não é reembolsável.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Se o candidato for menor de idade, os documentos deverão ser assinados pelo próprio e pelo encarregado de educação.
Pressupõe-se desistência do candidato em caso de não comparência para efetivar a matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações (Ficha ENES ou outros certificados conforme a situação), deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
Se já é titular de um curso superior português ou estrangeiro e pretende frequentar outra licenciatura, poderá candidatar-se por esta via.
Considerando as limitações impostas pelo plano de contingência criado no âmbito da COVID-19, as candidaturas de 2020 à Licenciatura em Cinema serão ser submetidas, excecionalmente, sem a prévia aprovação na prova de pré-requisito vocacional.
Consulte o Aviso de Abertura de Candidaturas (a divulgar brevemente)
Pré- Requisito 2020/2021
A candidatura à Licenciatura em Cinema da Escola das Artes exige um pré-requisito de seriação, que consiste no preenchimento de um questionário vocacional e na submissão de um portfólio artístico.
Os candidatos serão convocados para uma entrevista via Skype, a agendar após a inscrição.
*Questionário Vocacional
Ao submeter a inscrição no pré-requisito, o candidato preencherá um questionário sobre o seu percurso até à atualidade, que será a base da sua análise de perfil e entrevista pessoal a realizar, quando necessário.
*Entrega de Portfólio Artístico
A não entrega de Portfólio não é impeditiva da realização do pré-requisito, mas esse material constitui um elemento relevante, pelo que se aconselha a sua apresentação.
O portfólio, quando existente, é submetido na plataforma de inscrição no pré-requisito, devendo os candidatos indicar o acesso a uma pasta das suas drives pessoais (Dropbox, GoogleDrive ou OneDrive) e deverá consistir numa coletânea, com apresentação e organização cuidada, de projetos. Privilegiam-se projetos no campo do cinema e do audiovisual, mas também serão considerados trabalhos noutras áreas artísticas (fotografia e artes visuais, pintura e artes plásticas, prosa e poesia, ensaios literários ou filosóficos, críticas de cinema, etc.).
Excecionalmente, no ano letivo 2020/2021, a inscrição no Pré-requisito será realizada em simultâneo com candidatura.
Para se candidatar terá que reunir cumulativamente as seguintes condições:
- Ter ficado Apto na Prova de Pré-requisito
- Ser titular de um curso superior, português ou estrangeiro
Pré- Requisito 2020/2021
Excecionalmente, no ano letivo 2020/2021, a inscrição no Pré-requisito será realizada em simultâneo com candidatura.
Candidaturas 2020/2021
Fase |
1ª Fase | 2ª Fase |
Candidatura |
03 jun a 24 jul | 27 jul a 17 set |
Resultados |
30 jul | 25 set |
Matrículas |
03 a 07 ago | 29 e 30 set |
Início de aulas: 21 de setembro
Vagas: 1
- Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia do documento de Identificação
- Certidão comprovativa da titularidade do curso médio ou superior(1), com indicação das disciplinas realizadas, respetivas classificações e ECTS (ou carga horária se não tiverem sido atribuidos ECTS), bem como da média final.
- Questionário Vocacional
- Portfólio Artístico (opcional)
- Requerimento de creditação de unidades curriculares realizadas (caso pretenda solicitar creditações)
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) – se aplicável
(1)Quando os documentos a entregar tenham sido emitidos fora de Portugal, deverão os mesmos: a) ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa, OU b) conter a Apostilha emitida pela autoridade competente do país emitente, no caso de esse país ter aderido à Convenção Relativa à Supressão da Exigência de Legalização de Actos Públicos Estrangeiros (Conferência de Haia). Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.
Poderá submeter a sua candidatura Online (se tiver alguma dificuldade envie email para (candidaturas@porto.ucp.pt)
Atendimento por marcação aceda aqui
Para mais informações contacte-nos através de:
t | 800 105 632/3
@ | candidaturas@porto.ucp.pt
Morada
Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa ter sido comprovado pela UCP, pelo que:
-
Se foi utilizado o sistema de candidaturas online:
- Efetuar o pagamento de acordo com as referências Multibanco indicadas na informação final da candidatura
- Enviar comprovativo do pagamento para (candidaturas@porto.ucp.pt)
- Se a candidatura for presencial, efetuar o pagamento na Tesouraria da UCP logo após ter sido efetuada a candidatura
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos. A taxa de candidatura não é reembolsável.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Se o candidato for menor de idade, os documentos deverão ser assinados pelo próprio e pelo encarregado de educação.
Pressupõe-se desistência do candidato em caso de não comparência para efetivar a matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações (Ficha ENES ou outros certificados conforme a situação), deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
Se completou 23 anos até 31 de dezembro de 2019 e não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior, deve candidatar-se por esta via.
Consulte o Aviso de Abertura de Candidaturas (a divulgar brevemente)
- Completar 23 anos até 31 de Dezembro de 2019
- Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior
Os candidatos são sujeitos às seguintes avaliações:
*Prova Escrita
Prova com duração de duas horas, em dia a designar, aferindo os conhecimentos gerais sobre cinema.
Bibliografia indicativa:
* Cousins, M. (2012). The Story of Film, Pavilion Books.
* Marner, T. (2010). A Realização Cinematográfica, Edições 70.
*Questionário Vocacional
*Entrega de Portfólio
O portfólio deverá ser uma coletânea, com apresentação e organização cuidada, de projetos. Privilegiam-se projetos no campo do cinema e do audiovisual, mas também serão considerados trabalhos noutras áreas artísticas (fotografia e artes visuais, pintura e artes plásticas, prosa e poesia, ensaios literários ou filosóficos, críticas de cinema, etc.).
*Entrevista e Análise de Portfólio
São abordados, entre outros aspetos, o percurso do candidato e as suas motivações para a realização da licenciatura. O Portfólio, quando entregue, será comentado na entrevista.
A Escola das Artes reserva-se o direito de apenas admitir os candidatos em função da qualidade dos resultados demonstrados.
Candidaturas 2020/2021
1ª Fase |
2ª Fase (Preenchimento Vagas Sobrantes) |
|
Candidaturas |
03 jun a 24 jul | 29 jul a 17 set |
Prova + Entrevista |
28 jul | 21 e 22 set |
Resultados |
30 jul | 25 set |
Matrículas |
03 a 07 ago | 29 e 30 set |
Início de aulas: 21 de setembro
Vagas: 2
- Formulário com informação dos dados pessoais ou cópia do documento de Identificação
- Curriculum Vitae (CV) escolar e profissional actualizado e assinado
- Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior e/ou de um curso superior.
- Documentos (diplomas, certificados de habilitações, cartas de recomendação) que o candidato considere úteis para demonstrar o CV apresentado;
- Questionário Vocacional
- Portfólio Artístico (opcional)
- Pagamento de uma taxa: (consultar o separador "Taxas e Propinas")
- Formulário para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) – se aplicável
Poderá submeter a sua candidatura Online (se tiver alguma dificuldade envie email para candidaturas@porto.ucp.pt).
Atendimento por marcação aceda aqui
Para mais informações contacte-nos através de:
t | 800 105 632/3
@ | candidaturas@porto.ucp.pt
Morada
Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
A sua candidatura só será válida após o pagamento da respetiva taxa ter sido comprovado pela UCP, pelo que:
-
Se foi utilizado o sistema de candidaturas online:
- Efetuar o pagamento de acordo com as referências Multibanco indicadas na informação final da candidatura
- Enviar comprovativo do pagamento para (candidaturas@porto.ucp.pt)
- Se a candidatura for presencial, efetuar o pagamento na Tesouraria da UCP logo após ter sido efetuada a candidatura
Consulte no separador Taxas e Propinas informações sobre as taxas de candidatura, matrícula e propinas, bem como outras informações referentes a pagamentos. A taxa de candidatura não é reembolsável.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
As matrículas serão realizadas por sistema online, cujo acesso e será facultado aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. Nessa plataforma será necessário submeter:
- Fotografia tipo passe (*.JPG, *.PNG ou *.GIF)
- Cópia do boletim de vacinas para comprovar a vacina antitetânica (apenas a página relativa a este registo)
- Informação solicitada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (inquérito RAIDES)
- Boletim de matrícula e outros documentos específicos a indicar no momento da admissão
- Comprovativo de pagamento da taxa de matrícula e da 1ª mensalidade (a informação sobre os meios de pagamento será facultada na comunicação do acesso à plataforma de matrículas)
Se o candidato for menor de idade, os documentos deverão ser assinados pelo próprio e pelo encarregado de educação.
Pressupõe-se desistência do candidato em caso de não comparência para efetivar a matrícula no prazo estipulado.
Os originais dos documentos de certificação de habilitações (Ficha ENES ou outros certificados conforme a situação), deverão ser apresentados antes do início das aulas, em data e hora a definir pelos Serviços Académicos.
Os resultados serão publicados numa plataforma digital de acesso restrito aos candidatos, que receberão as credenciais e link de acesso por email, em data próxima da publicação dos mesmos.
O valor das taxas, propinas e outros emolumentos, é fixado anualmente, e publicado em documento próprio (Tabela de propinas taxas e emolumentos), pelo que os valores a praticar em anos letivos subsequentes poderão sofrer alterações.
Extrato da tabela Propinas, Taxas e Emolumentos 2020/2021
(não dispensa a consulta do documento na íntegra)