Investigadores da Universidade Católica Portuguesa no Top Mundial dos cientistas mais citados, segundo a Universidade de Stanford

Oito investigadores da Universidade Católica Portuguesa (UCP) estão no Top Mundial de cientistas mais citados em 2021, segundo o ranking “World’s Top 2% Scientists 2022”, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA).

Da Escola Superior de Biotecnologia são cinco investigadores: Célia Manaia em Microbiologia / Ciências Ambientais; João C. Fernandes na área da Medicina Geral e Interna / Ciências Alimentares; Manuela Pintado em Ciências Alimentares / Microbiologia; Marta W. Vasconcelos em Ciências Alimentares / Biologia das Plantas e Botânica; Paula Teixeira em Microbiologia / Ciências Alimentares. Na área também da Biomedicina, mas da Faculdade de Medicina, aparece a investigadora Paula Ravasco. Nas áreas de Economia e Gestão são destacados os investigadores Rui Sousa, da Católica Porto Business School, e Filipe Santos, da Católica Lisbon School of Business and Economics.

Além da análise dos trabalhos de investigação publicados no ano passado, o ranking avalia o impacto gerado para a ciência, ao longo da carreira dos investigadores. Também aqui estão em destaque quatro investigadores da Universidade Católica Portuguesa: Célia Manaia, João C. Fernandes e Manuela Pintado, da Escola Superior de Biotecnologia, e Paula Ravasco, da Faculdade de Medicina.

É com enorme orgulho que, mais uma vez, vemos reconhecida internacionalmente a excelência dos nossos investigadores, em áreas tão diversas como a Economia e a Biomedicina, bem como o impacto desta investigação para a comunidade” destaca Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa.

A investigação produzida na Universidade Católica Portuguesa é, mais uma vez, reconhecida internacionalmente, tendo a universidade sido considerada, também este mês, como a melhor instituição de ensino superior portuguesa, pelo 4.º ano consecutivo, pela Times Higher Education, no THE World University Rankings 2023.

O ranking, “World’s Top 2% Scientists 2022”, agora divulgado, com os resultados de mais de 195 mil cientistas de todo o mundo, de 22 áreas e 176 disciplinas, apresenta a lista dos investigadores cujos trabalhos publicados mais contribuíram para o progresso nas suas respetivas áreas e que mais influenciaram a produção científica de outros investigadores. O estudo pode ser consultado aqui

20-10-2022